TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL 6° SEM. ADM

Pesquisas Acadêmicas: PORTIFÓLIO INDIVIDUAL 6° SEM. ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 9

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

A GESTÃO DE PESSOAS I 4

B GESTÃO DE PESSOAS II 6

C RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4. BIBLIOGRAFIA 10

1. INTRODUÇÃO

A Administração de RH (Recursos Humanos) é o ramo da Administração que envolve todas as ações e interações do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade (GIL, 1999).

Logo, a Gestão de Pessoas é uma área multidisciplinar e tem como função enfatizar a importância dos funcionários, dando subsídios para que estes se desenvolvam na organização, realizando seus objetivos profissionais e ao mesmo tempo auxiliando a empresa a alcançar suas metas.

O ambiente empresarial está cada vez mais exigente e rigoroso, não havendo mais espaço para empresas que seguem modelos de gestão antiquados. A necessidade de adquirir e manter vantagens competitivas em um mercado de grandes e profundas transformações obriga as organizações a uma constante mudança estratégica no seu modelo de gestão. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas e ao ambiente interno e externo, pois as mudanças estão cada vez mais rápidas e significativas.

Os principais objetivos da Administração de Recursos Humanos, como aponta Chiavenato (2002), são: criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização; criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos, alcance dos objetivos individuais e alcançar eficiência e eficácia através dos recursos humanos disponíveis.

Este trabalho tem como objetivo específico analisar a situação da organização GE CELMA, empresa do Grupo GE (General Electric), trabalhando também os conteúdos do semestre.

2. DESENVOLVIMENTO

A. GESTÃO DE PESSOAS I

A Gestão de Pessoas é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. É uma área que se reveste de grande importância para o atingimento dos objetivos organizacionais. Dessa forma, as empresas que não tem esse sistema estruturado, muito provavelmente o necessitarão, como forma de estabelecer diferencial competitivo.

De acordo com Chiavenato (2006) são as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa. Os recursos humanos estão distribuídos em todos os níveis da organização.

O sistema de RH pode ser composto pelos seguintes subsistemas: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento (T&D); remuneração ou cargos e salários; higiene e segurança do trabalho; departamento pessoal; relações trabalhistas; e serviços gerais etc. (MARRAS, 2000). Já Chiavenato (2006) descreve a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão; aplicação; manutenção; desenvolvimento; e monitoração de recursos humanos.

O Sistema de Gestão de Pessoas se divide em:

• Provisão de recursos humanos: recrutamento e seleção;

• Aplicação de recursos humanos: integração, desenho e análise de cargos;

• Desenvolvimento de RH: treinamento e desenvolvimento organizacional;

• Manutenção de RH: benefícios sociais e relações trabalhistas;

• Monitoração de RH: sistemas de informações de rh (software);

• Processo de provisão consiste em abastecer a empresa com mão de obra qualificada. Refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal.

Na GE Celma, a Gestão de Pessoas atua em parceria com a liderança da companhia, definindo a estratégia que apoiará o crescimento do negócio. A empresa trabalha com uma gestão mais participativa e menos centralizadora e prioriza a participação de todos os Colaboradores.

Buscando serem organizados eles traçam um roteiro de trabalho:

• Atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento;

• Identificar e desenvolver a próxima geração de líderes;

• Acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores; e

• Multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.

Com uma estrutura de cargo desenvolvida visando o plano de carreira de cargos gerenciais e técnicos, a GE Celma privilegia, sempre que possível, o desenvolvimento interno de seu time. Desta forma, as vagas são divulgadas internamente nos quadros de aviso e através de e-mail corporativo através de um sistema mundial chamado COS – Career Opportunity System.

Por meio do site da GE é feito análises de currículo, e para vagas operacionais com alto grau de especialização fazem um forte investimento em desenvolvimento desta mão de obra através do curso de formação técnica no SENAI. A maior fonte de recrutamento está neste grupo de estudantes técnicos.

O processo seletivo é realizado conforme a seleção feita após os candidatos serem entrevistados pela área de recursos humanos e pela área requisitante. Durante as entrevistas são utilizadas dinâmicas de grupo e testes de conhecimentos específicos. Para posições que exigem nível superior.

“Possuem um serviço de atendimento 24 horas através de um número 0800. O projeto Apoiar é um programa de apoio oferecido ao funcionário e seus dependentes. Na área jurídica advogados dão orientação a questões de direito de família. Na área psicológica os atendimentos são realizados por profissionais com grau de licenciatura, mestrado e doutorado. Na área financeira, profissionais graduados em economia e ciências contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com