TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual 5 Semestre

Artigo: Portifolio Individual 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 CICLO DE VIDA Do PROJETO 5

3.1.2 WBS DO PROJETO 6

3.1.3 CRONOGRAMA DO PROJETO 7

4 USABILIDADE 8

5 SEGURANÇA NA WEB 9

6 CONCLUSÃO 10

7 REFERENCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo e corrido. Em todas as áreas no mercado de trabalho encontram-se pessoas que possuem pouco tempo sobrando para dedicar-se à qualidade do seu serviço. Se pararmos para simplesmente olhar um único ponto, enfatizando que devemos focar em apenas um único objetivo, com certeza iremos ser esmagados pela correnteza da vida em um mercado tão amargo. Deixando assim de lado a concentração e observação de longo prazo, para nos aderir a rápidas decisões e difíceis conclusões de ideias necessárias para a nossa realização pessoal e empresarial.

Sommerville (2003. P. 84) disse que “Em princípio, a especificação de requisitos funcionais de um sistema deve ser completa e consistente”.

Não devemos simplesmente deixar as coisas passarem sem ao menos nos preocuparmos com o amanhã, e forcarmos apenas no hoje, pois precisamos nos precaver para não vermos nossos sonhos se desmoronarem na nossa frente como uma montanha de neve se despencando em meio ao vão. Para isso em um mercado de trabalho tão exigente e difícil existe meios de elaborar projetos mais confiáveis e de boa qualidade. Um projeto não é apenas uma palavra forte e admirável para ser dita e apreciada por profissionais e clientes, mas um caminho para ser seguido e fortemente enriquecido com o intuito de alcançar a tão sonhada qualidade.

“O sistema é uma ‘caixa-preta’ cujo comportamento somente pode ser determinado estudando-se suas entradas e saídas relacionadas” (Sommerville, 2003, p. 378, grifo do autor).

O foco não está na perfeição, pois nós humanos já somos “perfeitos”, em cima disso indago que o objetivo está nas mudanças. Desde o inicio o mundo veio mudando, nós evoluindo, e o tempo passando, por isso é preciso perseverança e não “atirar pedras no escuro”. Nós sabemos que o tempo é curto, e demora muito para nos tornamos quem queremos ser. Devemos pensar no hoje, de tal forma que reflita no amanhã, sem perder o senso de espaço e realidade. Pois a dificuldade está naquilo que não foi planejado, afinal se algo pode ser previsto também pode ser concretizado.

2. OBJETIVO

Em um projeto simples, como a construção de uma página web, podemos usar etapas bem definidas e de fácil elaboração. Um ciclo de vida deve ser escolhido, pois precisamos saber como iremos proceder no decorrer do projeto, ou seja, o que faremos a cada processo. Podemos também construir uma WBS – Work Breakdown Structure com o intuito de analisar o que será feito em cada etapa do nosso ciclo de vida, mas com tudo isso é cobrado também um cronograma, pois os clientes querem datas definidas.

O objetivo desse projeto é pesquisar e analisar um possível sistema em uma plataforma web que atenda às necessidades de uma empresa de compra de filmes na web. Será abordado o ciclo de vida adequado para consecução das etapas, com o objetivo de colher informações necessárias que se façam entender o que o cliente deseja. Com os requisitos já levantados será construída uma WBS para controlar as ações dos integrantes do projeto. Essa WBS irá auxiliar na execução de cada etapa do ciclo de vida. Um cronograma será elaborado, pois datas são marcadas e a previsão das entregas deve ser cumprida. O cronograma é apenas para manter os analistas, gerente e programadores atualizados e equilibrados perante o tempo, afinal é necessário um foco, algo que mantenha a capacidade de cumprir prazos e horários.

3 DESENVOLVIMENTO

Numa tentativa de resolver este tipo de problema foi definido um novo tipo de processo baseado no clássico em cascata, designado por modelo em cascata revisto, cuja principal diferença consiste em prever a possibilidade de a partir de qualquer tarefa do ciclo se poder regressar a uma tarefa anterior de forma a contemplar alterações funcionais e/ou técnicas que entretanto tenham surgido, em virtude de um maior conhecimento que entretanto se tenha obtido. O risco desta abordagem é que, na ausência de um processo de gestão do projeto e de controlo das alterações bem definido, podemos passar o tempo num ciclo infinito, sem nunca se atingir o objetivo final, ou seja disponibilizar o sistema a funcionar.

3.1 CICLO DE VIDA DO PROJETO

O modelo Cascata é um modelo de engenharia projetado para ser aplicado no desenvolvimento do software. A ideia principal que o dirige é que as diferentes etapas de desenvolvimento seguem uma sequencia:

A saída da primeira etapa “fluí” para a segunda etapa e a saída da segunda etapa “fluí” para a terceira e assim por diante. As atividades a executar são agrupadas em tarefas, executadas sequencialmente, de forma que uma tarefa só poderá ter início quando a anterior tiver terminado.

O modelo em cascata tem a vantagem que só avança para a tarefa seguinte quando o cliente aceita o produto final da tarefa atual. O modelo pressupõe que o cliente participa ativamente no projeto e que sabe muito bem o que quer. Este modelo minimiza o impacto da compreensão adquirida no decurso de um projeto, uma vez que se um processo não pode voltar atrás de modo a alterar os modelos e as conclusões das tarefas anteriores, é normal que as novas ideias sobre o sistema não sejam aproveitadas.

Este ciclo foi escolhido pela interação com que o cliente tem com o programador.

Modelo do ciclo de vida em cascata

3.1.2 WBS DO PROJETO

Antes de observar a WBS é preciso ter uma ideia do que ela é, e para que ela serve. Segundo definições do Guia PMBOK “WBS é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A WBS é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com