TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual Unopar ADS

Exames: Portifolio Individual Unopar ADS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Segurança da informação e dispositivos moveis, são temas de extrema importância independente da área de “Tecnologia da Informação” . Estes devem possuir demasiado conhecimento pois os dispositivos moveis vieram para ficar e desde dos primórdios da conceitualização de informação como um “ATIVO” vê a estrema necessita de prover segurança a mesma compartilhando-a somente aos interessados.

Abordaremos neste trabalho conceitos e aplicações tanto no desenvolvimento para dispositivos moveis quantos nas políticas e mecanismos de segurança da informação. Tendo com isso aumentar o próprio conhecimento acerca dos termos e também difundir as práticas correta para pleno bom emprego destas soluções em nossa região.

2 OBJETIVO

Destacar conceitos e aplicações para um fácil processo de desenvolvimento de software para dispositivos moveis, com isso aprofundar o conhecimento adquirido durante o curso visando:

• Conhecer os dispositivos moveis e suas particularidades por fabricante.

• Melhor aproveitamento e correto uso da memória e armazenamento em nuvem oferecido por estes dispositivos.

Os conceitos da gestão de segurança da informação, exemplificando as vulnerabilidades, os ataques, as políticas e praticas seguras alem de abordar a auditoria da segurança de informação para verificar as falhas e sugerir soluções.

3 DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MOVEIS

3.1 RECURSOS UTILIZADOS

3.1.1 Persistência

Diminuiu o tamanho, aumentou a capacidade de locomoção, mas meus dados e configurações como ficam?

É com este questionamento que começo está explicação sobre persistência de dados conceito este deveras importante para qualquer linguagem de programação, sobretudo ao se tratar de dispositivos moveis, que conforme falei acima tem a cada dia suas dimensões reduzidas e logo a capacidade de armazenamento.

Como acompanhar a tendência da portabilidade e desenvolver aplicativos práticos e seguros?

Uma das formas para isso é fazer uso da ferramenta “Java 2 Micro Editio (J2ME), que foi desenvolvida com o objetivo de tornar o desenvolvimento pratico no quesito de persistência de dados, tanto nas simples (como configurações e parâmetros) ou nas mais extensas como informações digitadas pelo usuário para alimentar algum banco de dados. A J2ME prescinde conceitos e técnicas para homogeneizar o desenvolvimento em dispositivos moveis se apoiado no perfil de informação de dispositivos móveis: MIDP(Mobile Information Device Profile).

O Record Management System (RMS) ou sistema de gerenciamento de registros é um conjunto de classes responsáveis por armazenar e recuperar dados o qual permite manter os dados persistentes entre várias chamadas de um MIDlet fazendo o uso de memórias não voláteis como as ROM, Flash entre outras.

3.1.2 Threads

Forma de um processo ser divido em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente a isso se dá o nome de thread, que tem seu suporte equipado pelo próprio sistema operacional ou através de bibliotecas da linguagem utilizada.

Dependendo da forma que são implementados auxiliam no desempenho da execução sendo possível a execução em processadores separados realizando assim varias tarefas em paralelo, visando um aproveitamento do dispositivo na execução da aplicação.

3.1.3 Sincronismo de Processos

Compartilhar recursos, acessar arquivos ao mesmo tempo e dados compartilhados sem gerar informações inconsistentes se deve a conceito de sincronismo de processos no qual o desenvolvedor deve criar um mecanismo para ordenar a execução de processos. Como foco em dispositivos moveis, com tamanho e algumas aptidões como de armazenamento e processamento reduzidas se torna primordial o correto planejamento e uma codificação bem elaborado no quesito de sincronismo de processos.

3.1.4 Interface com o usuário

Parte fundamental de um software, deve ser muito bem planejada para os dispositivos moveis, visando a tela reduzida e a entrada de informação pelo touch screen diretamente ou pelo uso de teclados exibidos na tela.

Tendo em vista estas dificuldades ergonômicas a elaboração de uma interface amigável e indispensável para o desenvolvimento para dispositivo móvel no qual o desenvolvedor deve levar em questão:

• Formulários de entrada de dados claros e intuitivos, aproveitado e se enquadrando na tela reduzida do dispositivo.

• Comunicação com o usuário clara e coesa.

• Utilizar os recursos de movimentações do dispositivo e fala como meio para entrada de informações para a aplicação.

• Utilização de formas já abituais na programação para estes dispositivos.

• Disponibilização dos campos sem serem sobrepostos pelos recursos do dispositivo como: Teclados simulados, GPS, Leitores de Códigos e Captação de Imagens.

3.1.5 Criação e Manipulação de Banco de Dados

A dificuldade que os dispositivos moveis tem em se tratando de recursos como memória e processador para a persistência de dados também se aplica a questão de armazenamento de dados em forma de bancos de dados dependendo não apenas do espaço disponível mas do suporte a este tipo de aplicação. Alguns dispositivos permitem o suporte a recursos de liguagem como destacado antes e outros suportam banco de dados como SQL, OracleLite e SQL Sever Mobile Edition, que possibilitam alto níveis de pesquisa usando a codificação SQL.

Devemos levar em consideração a quantidade de dados a serem armazenados para um melhor recurso para o mesmo, banco de dados no dispositivo ou nas nuvens, apenas o recurso da linguagem.

4 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

4.1.1 Como Atender aos críticas de gestão da segurança da informação

Com a tecnologia criando cada vez mais equipamentos que disponibilizam informações de maneira rápida e surpreendente, como o caso de televisores e outros eletrodomésticos com acesso a internet, tabletes, PDA’s, celulares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com