TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Micro E Macroeconomia

Casos: Portifolio Micro E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

1.1 INFLAÇÃO

A inflação é o processo no qual o nível de preços está subindo e o dinheiro está perdendo o valor.

Os dois principais tipos de inflação são: a de oferta, que ocorre quando há escassez dos produtos, e a de demanda que ocorre quando a procura é mais elevada que a quantidade ofertada. Nos dias de hoje através da mídia podemos ver como a inflação interfere na economia.

1.2 TAXA DE JUROS

“A taxa de juros representa a razão entre o juro e o capital (J/C). O cálculo da taxa de juros é responsável pela observação da rentabilidade de uma operação financeira, sendo indispensável para a tomada de decisão de investimentos.

1.3 TAXA DE CÂMBIO

A taxa de câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, no que se refere ao comércio internacional, resumindo taxa de câmbio é o preço de uma moeda em termos de outra.

2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO

2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS

2.1.1 Tendência Central

As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, todo conjunto de números tem uma média e a partir dela podemos verificar quanto cada elemento está acima ou abaixo próximo ou distante do seu valor.

E temos a média aritmética ponderada ou média ponderada em que cada valor tem uma participação proporcional ao peso, ou seja, é obtida pela soma das variáveis multiplicadas pelos seus pesos, dividida pela soma dos pesos de cada variável.

Temos a mediana (Md) que é o valor que fica na posição central de um conjunto de dados em ordem , de forma que 50% dos valores são menores que a mediana e a outra parte os 50% sejam maiores. Há uma regra, que deve ser ordenados de forma crescente ou decrescente.

Quando o número de elementos (n) for ímpar, terá somente uma mediana, mas caso seja par, a mediana será a média aritmética dos dois elementos centrais.

Exemplo: {1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9} a mediana neste caso será (4 + 5) / 2 = 4,5.

Uma das principais medidas de posição é a moda (Mo), onde é definida pelo valor que se repete, ou seja, aquele que aparece com mais frequência.

Exemplo: moda quando os dados não estão agrupados: {1, 2, 3, 4, 4, 4, 5, 6} a moda é igual a 4, podendo também ser chamada de unimodal.

Temos a série amodal que é quando nenhum número aparece mais vezes que o outro. Por exemplo: {2, 3, 4, 6, 7, 8, 9}.

E também a série bimodal, que é quando existem duas modas, ou seja, dois números aparecem mais vezes que os outros, por exemplo: {1, 2, 3, 4, 4, 4, 5, 6, 7, 7, 7}, as modas neste caso são 4 e 7.

E temos também multimodal, quando há mais de duas modas, por exemplo: {1, 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 6}.

Quando falamos sobre medidas de tendência central para descrever algum conjunto de dados, devemos indicar também uma medida de dispersão ou variabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com