TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar

Pesquisas Acadêmicas: Portifolio Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

1. A contabilidade da empresa é realizada de forma externa através de um escritório de contabilidade. Existem normas para a escrituração contábil, o Livro Diário por exemplo é obrigatório segundo o Código Civil, ele é regulado como descrito no Decreto Lei nº 486/69 art. 5º. Devido a sua importância o Livro Razão passou a ser obrigatório após a Resolução CFC nº 563/83. O empresário individual e a sociedade empresária são ainda obrigados, segundo o novo Código Civil brasileiro (art. 1179) a fazerem o Balanço Patrimonial.

2. a) É o conjunto de práticas realizadas pelo contador para organizar, controlar e gerenciar a “vida” da empresa.

b) Os dados da contabilidade auxiliam na visão da situação da empresa, deixando assim, mais fáceis as decisões a serem tomadas, além de dar um controle maior o que facilita no dia a dia da empresa.

c) Sim, pois como já disse ela nos dá mais segurança no que fazer a cerca das situações cotidianas, porém importantes.

d) Sim, não só poderia como já contribui, em relação à legislação tributária e trabalhista, colaborando para que se sigam as leis evitando problemas futuros.

3. Fazer o controle do patrimônio, fornecer informações, apurar resultados das empresas, entre outras. Assessoria fiscal, tributária, departamento pessoal e financeira.

4. Sim. Caixa, duplicatas a receber, vendas ou receitas brutas, compra de mercadorias, fornecedores, obrigações fiscais, capital social e despesas administrativas.

5. Para a microempresa são obrigatórias as seguintes demonstrações financeiras:

• Balanço Patrimonial;

• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); e

• Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

A elaboração dessas demonstrações é obrigatória por determinação:

• da legislação comercial (Lei nº 6.404/1976, art. 176, I a III);

• da legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/1999), tratando-se de pessoas jurídicas submetidas ao regime de tributação com base no lucro real.

Essas demonstrações devem ser feitas anualmente. O balanço patrimonial deve ser registrado na Junta Comercial através do protocolamento do processo em uma das unidades de atendimento após o pagamento de uma taxa de R$ 77,49.

6. A empresa se enquadra no regime tributário de microempresa. A empresa paga o imposto do Simples Nacional que tem sua alíquota referente ao faturamento anual da empresa, no caso 4%.

7. A atividade mais complexa realizada pela contabilidade na empresa é a fiscal, pois, nela se faz a escrituração dos registros, apuração de impostos, emissão de guias e declarações, controle e emissão de documentos entre outras funções de muita importância para a empresa.

8. O administrador planeja, define seus objetivos e determina como alcançá-los. Organiza o ambiente de trabalho para que esses objetivos sejam realizados. Direciona os empregados a realizarem suas tarefas com eficiência. Controla como as tarefas estão sendo feitas para assegurar um bom desempenho e garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com