TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar

Trabalho Universitário: Portifolio Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  2.159 Visualizações

Página 1 de 5

Contexto Empresarial

Conceitos de funções administrativas

Temos as organizações como o conceito da administração, uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos. Os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes grupos interdependes que forma o capital e o trabalho. Será meio do aproveitamento da sinergia dos esforços desses recursos que a organização alcançará os seus resultados.

Fayol foi o teórico que desenvolveu a função administrativa, para Fayol a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas. Isto é, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Quanto mais elevado o nível hierárquico, maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa.

Fayol definiu as funções administrativas em cinco elementos básicos do processo administrativo utilizados até hoje são eles: planejamento, organização,

direção, coordenação e controle.

Planejar – Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

direção-Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Coordenação – ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos facilitando o trabalho e o sucesso. Sincronizar as atividades e adaptar os meios aos fins.

Controle - verificar se todas as atividades e resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instituições transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

Fayol também definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica,

Função técnica - constituída pelas atividades diretamente relacionadas

à produção. De acordo com Fayol, o número, a variedade e a importância das operações e as circunstâncias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimento de um maior equilíbrio entre essas e outras funções.

Função comercial – envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças dos concorrentes, bem como dos fornecedores e das autoridades publicas relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.

Função financeira – é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

Função segurança – envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores, contra roubos, incêndios, inundações e acidentes, bem como contra greves e atentados;

Função contábil – são as atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas. Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com