TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 2 Informatica Aplicada

Ensaios: Portifólio 2 Informatica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas

.............................................................................................................

QUESTÕES

1. Indique e descreva cinco categorias de funções administrativas.

• Planejamento: definir qual o principal objetivo da organização, o que se pretender fazer, ou seja, qual a sua missão em termos organizacionais;

• Organização: processo por meio do qual uma tarefa é fracionada em partes ou unidades, cada uma delas atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas;

• Colocação de funcionários: obrigações ou deveres das pessoas na realização de tarefas ou atividades;

• Direção: depois de dividir o trabalho, é preciso atribuir a autoridade a pessoas ou a unidades funcionais, seguindo a hierarquia e amplitude de controle;

• Controle: todas as decisões sobre divisão do trabalho, responsabilidades e autoridade resumem-se na estrutura organizacional. O desenho da estrutura organizacional mostra a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivíduos e como integrantes de grupos. A estrutura organizacional é representada por um gráfico denominado organograma.

2. Defina o termo sistema de informações gerenciais.

O presente artigo avalia a importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG) para a tomada de decisões. Em função do processo de mudanças aceleradas, principalmente no que diz respeito aos avanços da tecnologia, o bom sistema de informação será fator preponderante na tomada de decisão. Um desenvolvimento gerencial eficaz e eficiente pressupõe, em qualquer organização, a existência de infraestrutura informacional para a tomada de decisão, de forma ágil e segura. O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada.

3. Como as informações eram coletadas e transmitidas para a administração antes do surgimento dos

Computadores?

Eram utilizados telefones, aparelhos de fax e máquinas copiadoras.

4. Defina o termo sistema de apoio à decisão.

O que o diferencia dos demais sistemas de informação é que ela é direcionada ao planejamento estratégico, ajudando a resolver problemas organizacionais rotineiros, auxilia o gerenciamento dos dados específicos. Surgiu do desafio de um mercado competitivo que tem exigido a cada dia mais eficiência em relação à localização e gerenciamento de dados para a tomada de decisão. Sob a necessidade de ter informações sempre atuais, de forma rápida, acompanhamento de atividades da empresa, os empresários aderiram a esse sistema, sabendo que este seria favorável às atividades, sem contar com as concorrências externas que estavam na frente em relação à tecnologia. Com o SAD é possível trabalhar com diversas fontes de dados e variedades de relatórios. Necessita que se tenham informações específicas sobre o problema para que o gerente possa ter uma decisão tomada em questão de minutos. O SAD, além de economizar tempo na decisão, dá ao administrador apenas as informações necessárias para a situação especifica.

5. Pesquise e comente sobre os sistemas ERP disponíveis no mercado.

Enterprise Resource Planning (Planeamento de Recursos Empresariais)

Os computadores tornaram-se complexos e comuns às organizações, por isso é mais fácil integrar todos os dados e módulos de software e hardware de processamento numa grande unidade de acesso e controle mais facilitado. Isto chama- se Enterprise Resource Planning, ou ERP. Normalmente, os sistemas ERP usam a mesma base de dados em toda a empresa para armazenar vários tipos de dados para diferentes funções informatizadas.

Quando o software ERP foi desenvolvido pela primeira vez, os sistemas eram apenas utilizados para empresas de fabricação de grande porte. Hoje, o software ERP beneficia todos os tipos de empresas, mesmo aquelas que são muito pequenas.

Importância da Integração

O objetivo principal do uso de um sistema ERP é integrar os dados e processos de uma empresa para aumentar o fluxo de trabalho.

Sistema ERP Ideal

Idealmente, o sistema ERP deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com