TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual 1º Semestre

Trabalho Escolar: Portifólio Individual 1º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, podemos notar que a comunicação dentro de uma empresa é muito importante, pois é o meio pelo qual se trocam informações, se mal interpretado podem causar sérios prejuízos financeiros, desorganização em execuções de tarefas assim como o constrangimento pessoal e organizacional no ambiente empresarial.

Por esses e por outros motivos, a comunicação é conhecida como sendo a mais importante no ambiente de trabalho, pois qualquer planejamento ou ação começa com uma boa comunicação entre os colaboradores.

Num mundo globalizado, as empresas se preocupam excessivamente com a boa comunicação no ambiente de trabalho, pois é através da eficiência na comunicação que se obtém o sucesso no mundo dos negócios.

2 DESENVOLVIMENTO

As empresas tem um grande desafio em termos de comunicação dentro de suas organizações, por isso vem buscando aperfeiçoar cada vez mais essa área, para obter uma relação de comunicação mais aberta, clara, objetiva e com credibilidade entre seus colaboradores, fornecedores e clientes.

A comunicação é toda a troca de informação entre pessoas, desde os tempos mais remotos a comunicação mostrou ter uma importância indispensável, sendo uma ferramenta de integração, instrução e desenvolvimento.

O ato de se comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Para compreendermos melhor essa ferramenta que se chama comunicação, precisamos saber e entender quem faz parte do processo comunicativo dentro das organizações empresariais.

Emissor, é um dos personagens principais no ato da comunicação, seu papel é emitir mensagens a um receptor ou destinatário, o emissor pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa ou uma instituição.

Receptor, é a pessoa a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação, pode ser uma pessoa, um grupo ou até mesmo um animal.

Código, é a maneira pela qual a mensagem se organiza, é um conjunto de sinais organizados conforme determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral, escrita, gestos ou sons. O código deve ser de conhecimento tanto do emissor como do receptor.

Canal de comunicação pode ser feito através do meio físico ou virtual, desde que assegure a circulação da mensagem, o canal deve garantir o contato entre o emissor e o receptor.

Mensagem, é o objeto da comunicação, é formada pelo conjunto das informações transmitidas.

Contexto é a situação ao qual a mensagem se refere.

A comunicação deve ser vista de forma estratégica e deve ser bem pensada e planejada para se obter um ótimo resultado com qualidade.

No meu ponto de vista, a ferramenta que implantaria para padronizar as atividades, seria o ciclo PDCA desenvolvido por E.W. Deming, que deve ser aplicada quando for necessário orientar a preparação e execução de atividades pensadas e planejadas, visando seu melhor desemprenho.

As siglas PDCA consistem em quatro passos:

Plan (panejar): a equipe seleciona uma atividade ou processo que necessita ser melhorado. Após analisar vários aspectos dentre eles a situação econômica da empresa, é desenvolvida um plano de medidas objetivas para obter a melhoria.

Do (executar): implementar o plano, executar o processo decidido anteriormente.

Check (verificar): avaliar e se for o caso reavaliar o plano a ser implementado.

Act (agir): se o sucesso for obtido, o novo processo se transforma em novo plano.

Exemplo do ciclo PDCA:

A comunicação interpessoal dentro das empresas é fundamental tanto para líderes como para liderados, para que possam atingir os resultados desejados e planejados pela organização.

Para que uma empresa consiga crescer e se manter no mercado, é preciso que haja entre os colaboradores uma boa comunicação interpessoal, pois hoje em dia não basta apenas ser um bom funcionário e competente no que faz, mas sim acima de tudo ter um bom relacionamento com colegas e líderes.

As empresas devem adotar para com a sociedade uma comunicação que tenha credibilidade, para isso é muito importante ter transparência e coerência por parte das empresas.

A transparência permite que tanto as virtudes quanto as dificuldades dos colaboradores sejam avaliadas pela equipe para que possa o mais rapidamente tomar as decisões para corrigir futuros desvios operacionais. A transparência dentro das organizações tem o significado de clareza das regras para que todos possam entendê-las.

A coerência é uma virtude que a empresa deve possuir para que se permita o estabelecimento de politicas, atos e ações administrativas com maior eficiência. Uma equipe coerente mantém o objetivo claramente em suas ações administrativas que permite evitar desvios de esforços. A coerência significa que todas as regras podem ser cumpridas sem que prejudique alguém.

Se dentro de uma empresa não existir uma transparência e coerência entre discursos e praticas não haverá credibilidade para com a sociedade.

3 CONCLUSÃO

Por fim concluo que as empresas devem manter afiada a comunicação tanto interna com seus colaboradores quanto externa com seus fornecedores e clientes, para que haja uma ascensão no mercado.

Se dentro de uma empresa houver uma comunicação ineficaz, trará sérios prejuízos para a mesma. A comunicação é indispensável para qualquer tipo de organização social, pois o sistema organizacional torna-se mais fácil e eficaz graças ao bom sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua sobrevivência frente aos desafios e obstáculos cotidianos.

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »