TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portilio Rh

Artigos Científicos: Portilio Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

dddSUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇAO 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 RELAÇÕES INTERPESSOAIS 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL 5 – Seção quinária 4

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 GRÁFICO 5

3.2 FIGURA 5

3.3 QUADRO 6

3.4 TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERENCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Podemos verificar que essa reestruturação está em ampla ascensão. Os profissionais se vêem, cada vez mais, obrigados a se tornarem parte das organizações. As transformações nas relações trabalhistas nos remetem a empresas com novas e mais enxutas relações hierárquicas, a diminuição do trabalho tradicional fordista, do trabalho em tempo integral e por tempo indeterminado e a segurança no emprego. Vê-se um aumento da exigência da participação, capacitação e desenvolvimento dos trabalhadores,a gestão de pessoas neste novo modelo de corporação é um grande desafio ao mesmo tempo em que as pessoas encontram-se cada vez menos motivadas e desinteressadas pelo sentido de sua própria identidade.

DESENVOLVIMENTO

Pensar no papel da gestão de pessoas hoje nas empresas é procurar comprendela desde o ponto de vista de suas origens,de atividade industriais incipientes e importante que o papel de pessoas esteja baseado em um modelo que consiga atender a atual realidade das organizações.Temos alguns valores que são fundamentais desenvolvimento que estimulam tanto as pessoas e as empresas ambos atuarem em atividades mais complexas,deve alinhar objetivos estratégicos no projeto de vida das pessoas e oferecer parâmetros estáveis no tempo numa realidade cada vez mais instável.

1 teorias da administraçao 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA

1. Teoria da Administração Científica

Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como Administração Científica foi Taylor. Através da leitura de Idalberto Chiavenato, em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração. A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial. A administração científica contribuiu bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.

2. Teoria Clássica

Muitas teorias da administração participam da abordagem clássica. Na verdade ela não foi uma criação individual do engenheiro Henri Fayol em 1916. Ele utilizou o modelo da organização militar como exemplo para estruturar suas proposições teóricas. Outros estudiosos de administração também davam ênfase à estrutura das organizações, na formulação de suas teorias, na mesma época. Muitos autores acusam Fayol de haver compilado alguns fundamentos e princípios descobertos por outros teóricos. A verdade é que ele praticou a “ GESTÃO DO CONHECIMENTO”, sem conhecer esta expressão, porque não era usual no início do século passado. Fayol soube aproveitar um conhecimento que já estava consolidado.

1 RELAÇOES INTERPESSOAIS– Seção Terciária

Ambiente de trabalho e as relações interpessoais.

Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos. Muito bem! Sabe-se que muitos já pensaram nisto, porém não há trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar nisto decidiu-se elaborar um projeto de pesquisa onde se buscará demonstrar que muitos aspectos e formas no ambiente de trabalho já podem e devem ir modificando-se, o ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria casa ou como se assim fosse. É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento. 

Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia. Segundo Chiavenato (2000) 

A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades. Também segundo Chiavenato (2000) 

O homem é considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade surge outra em seu lugar e, assim por diante, contínua e infinitamente. As necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direção e conteúdo. Não se pode exigir resultados de uma equipe se esta não tiver um mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas. Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com