TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivismo

Seminário: Positivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

positivismo A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo,a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Além disso, o positivismo, ao definir a especificidade do estudo científico da sociedade, conseguiu distinguir-se de outras ciências estabelecendo um espaço próprio à ciência da sociedade. Seu primeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte

Autores Positivistas Claude-Henri Saint-Simon

Defensor do industrialismo, acreditava ser possível elaborar uma ciência da sociedade que orientasse as elites na busca da ordem, da paz, edo progresso, para conter os ímpetos revolucionários das classes trabalhadoras.

Augusto Comte

Comte, cujo nome completo era Isidore-Auguste-Marie-François-Xavier Comte, nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, e faleceu em 5 dezembro de 1857, em Paris.

Sistematizou os princípios fundamentais do Positivismo.Inicialmente denominou a nova ciência de

Física Social

, antes de criar o termo Sociologia.

Características do Positivismo 1. Cientificismo

Crença na capacidade da ciência em conhecer e traduzir a realidade sob a forma de leis científicas naturais.

2. Organicismo

A sociedade era concebida como um mecanismo ou ainda como um organismo, constituído por partes integradas e coesas que funcionariam harmonicamente.

3. Darwinismo Social

A crença que as sociedades mudariam e evoluiriam em um mesmo sentido. Tais transformações representariam a passagem de um estágio inferior para outro superior. O organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo. Esse tipo de mudança garantiria a sobrevivência dos organismos mais fortes e evoluídos. Serviu de ideologia que justificou a expansão Imperialista no século XX .

4. Ordem e Progresso

A ordem era entendida por Comte como movimento estático,responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social, ou seja, as instituições que mantinham a coesão e garantiam o funcionamento da sociedade : a família, a religião, a propriedade, o direito, etc.O progresso era entendido como movimento dinâmico, que representaria a passagem paras formas mais complexas de existência, como a Industrialização. A relação entre os dois movimentos seria a de privilegiar o estático sobre o dinâmico, a conservação sobre a mudança.Assim, para Comte, o progresso destinava-se a aperfeiçoar a ordem, e não destruí-la.

Marxismo Dialético Para os filósofos gregos, dialética era a arte do diálogo. Para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia.

A dialética compõe-se, assim, de três termos:

1. Tese: afirmação

2. Antítese: afirmação contraria

3. Síntese: resultado da síntese das duas anteriores

Autores Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.Friedrich Engels (Barmen, 28 de novembro de 1820 — Londres, 5 de agosto de 1895) foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista1 . Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.2Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Stuttgart, 27 de agosto de 1770 — Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo alemão. Recebeu sua formação no Tübinger Stift(seminário da Igreja Protestante em Württemberg).Hegel foi um dos criadores do idealismo alemão. Seu cômputo historicista e idealista da realidade como uma Filosofia europeia completamente revolucionada denota que foi, de fato, um importante precursor da Filosofia continental e do marxismo.

Marxismo O Marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores

Autores Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

Friedrich Engels ((Barmen, 28 de novembro de 1820 — Londres, 5 de agosto de 1895) foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista1 . Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.2

Características Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com