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Positivismo

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Por:   •  23/3/2015  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

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Comte foi um pensador franc?s que al?m de

fundar o positivismo, ficou conhecido como o

sistematizador da sociologia.

Sua filosofia visava reorganizar o

conhecimento humano, e a mesma admitia

apenas o crit?rio da verdade, as experi?ncias

e os fatos positivos.

O ano de 2007 assinala a passagem dos 150 anos da morte de Auguste Comte,

ocorrida em 5 de setembro de 1857. Fil?sofo, matem?tico, foi um dos mais

famosos reformadores sociais da Europa do s?culo XIX, sua doutrina positivista

exerceu enorme influ?ncia nos destinos de algumas na??es latino-americanas,

especialmente o Brasil, cuja bandeira at? hoje sustenta um dos seus lemas

favoritos: ?Ordem e Progresso?. Especialmente no Rio Grande do Sul, o

positivismo lan?ou ra?zes profundas na vida pol?tica, no urbanismo, na

arquitetura, na escultura e demais artes, fazendo com que sua heran?a at? hoje

se fa?a presente na vida dos cidad?os e cidad?s sul rio-grandenses.

O Positivismo foi uma das primeiras doutrinas filos?ficas do

s?culo 19 e uma das mais influentes do seu tempo.

As suas ra?zes deitam no empirismo do fil?sofo ingl?s David

Hume (morto em 1776) que inculcou nos seus seguidores uma

poderosa voca??o em procurar entender as coisas do mundo

com olhos cient?ficos, afastando-se de tudo o que n?o fosse

exato, factual, comprov?vel.

Tornou-se o positivismo a express?o renovada do agnosticismo

(indiferen?a ? exist?ncia de Deus) e do ate?smo, caracter?sticas

assumidas por cientistas, engenheiros e t?cnicos em geral, cuja

import?ncia social e cultural aumentou consideravelmente, na Inglaterra,

na Fran?a e na Alemanha, com a implanta??o das ind?strias e das

descobertas cient?ficas.

Contexto Hist?rico

A maior parte das id?ias de Comte vieram ? luz durante a Restaura??o,

per?odo hist?rico politicamente conservador e reacion?rio, compreendido

entre os anos de 1815 a 1848 (do Congresso de Viena at? as revolu??es

de 1848), quando os princ?pios liberais e democr?ticos da Revolu??o

Francesa entraram em refluxo, sofrendo persegui??es por parte dos

conservadores e dos contra-revolucion?rios.

Para Comte o pensamento, ao longo da Hist?ria, passava por ciclos

onde um per?odo org?nico (a jun??o do espiritual com o temporal)

alternava-se com um per?odo critico. O cr?tico questionava o

org?nico, levando-o ao desgaste e a sua necess?ria substitui??o.

Desta forma o per?odo org?nico medieval, dominado pelo Cristianismo

(subdividido no poder espiritual do Papa e no poder temporal dos reis),

chamado de Teol?gico-feudal, foi corro?do no s?culo 18 pelos

?demolidores incompletos?, os pensadores iluministas

(particularmente por Voltaire e J.J.Rousseau).

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