TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial De Acção

Pesquisas Acadêmicas: Potencial De Acção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  2.097 Visualizações

Página 1 de 5

Potencial de Ação

É um fenômeno de células excitáveis, como neurônios e miócitos, a despolarização é rápida e de forma essencial da membrana do neurônio. A membrana pode ser excitada quando recebe algum tipo de estimulo que pode ser de calor, frio, ácidos, corrente elétrica, entre outros. Mas algumas células não necessitam exatamente destes estímulos, pode ocorrer simplesmente de uma alta excitabilidade.

Os potenciais de ação é o meio pelo qual as informações transitam pelo sistema nervoso. Existem duas fases do potencial de ação dos neurônios que são: a despolarização (determinada pela entrada de íons de Na+) e repolarização (determinada pela saída de íons de K+).

Em relação com a terminologia ela é usada na discussão do potencial de ação, períodos refratários e da propagação dos potenciais de ação:

• Hiperpolarização: é o processo de tornar a membrana menos positiva.

• Despolarização: é o processo de fazer a membrana menos negativa. A despolarização faz com que o lado interno é negativo em relação ao lado externo.

• Corrente de Influxo: é o fluxo de cargas positivas para o interior da célula. Assim, as correntes de influxo despolarizam o potencial da membrana.

• Corrente de Efluxo: é o fluxo de cargas positivas para fora da célula. As correntes de efluxo hiperpolarizam o potencial da membrana.

• Potencial Limiar: é o potencial de membrana onde o a ocorrência do potencial de ação é inevitável.

• Pico do potencial de ação: é a porção do potencial de ação onde o potencial de membrana é positivo.

• Pós – potencial hiperpolarizante: é a porção do potencial de ação, após a repolarização, quando o potencial de membrana fica realmente mais negativo do que em repouso.

• Período refratário: é durante o período do potencial de ação em que a célula excitável está incapaz de responder a um novo potencial de ação e se dividem em absoluto e relativo.

As três básicas características dos potencias de ação são:

Amplitude e formato estereotípicos: cada potencial de ação normal de tipo celular dado parece idêntico, despolariza no mesmo potencial e repolariza no mesmo potencial de repouso.

Propagação: o potencial de ação, em um sitio, provoca a despolarização dos sítios adjacentes, trazendo-os ao limiar.

Resposta tudo ou nada: o potencial de ação ocorre ou não ocorre. Se o estimulo for aplicado durante o período refratário, o potencial de ação não ocorre ou apresenta amplitude e formato diferentes. Existe também uma diferença entre os canais de Na+ e K+ (os canais de Na+ se abre mais rápido do que os canais de K+), desse modo à despolarização provoca um efeito auto alimentador (quanto mais sódio passa pelo canal mais ele fica permeável).

Bomba de sódio e potássio

A bomba de Sódio é uma enzima que se localiza na membrana plasmática de quase todas as células do corpo humano.

Função

Para manter o potencial elétrico da célula, precisa de uma baixa concentração de íon de Sódio e de uma elevada concentração de íons de Potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de Sódio e uma baixa concentração de Potássio, pelo que, existe difusão destes componentes através de canais iónicos existentes na membrana celular. Para manter as concentrações ideais dos dois íons, a bomba de Sódio bombeia Sódio para fora da célula e Potássio para dentro dela. Note-se que este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graças à energia liberada com a clivagem de ATP (transporte ativo).

O mecanismo

A bomba, ligada ao ATP, liga por sua vez Na+ intracelulares. O ATP é hidrólise, levando à fosforilação da bomba e à libertação de ADP.

Uma mudança conformacional na bomba expõe os íons de Na+ ao exterior da membrana. A forma fosforilada da bomba, por ter uma afinidade baixa aos iões de Sódio, liberta-os para o exterior da célula.

À bomba ligam-se dois iões de K+

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com