TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial Elétrico E Lei De Gauss

Monografias: Potencial Elétrico E Lei De Gauss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  1.982 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS DE FÍSICA ELETRICIDADE

LEI DE GAUSS E POTENCIAL ELÉTRICO

1) Duas cargas puntiformes, iguais, de +5nC, estão sobre o eixo dos x. Uma na origem, a outra em x = 8 cm.Calcular o potencial (a) no ponto P1 sobre o eixo dos x = 4cm e (b) no ponto P2 sobre o eixo dos y, em y = 6 cm.

2) Medidas cuidadosas do campo elétrico na superfície de certa “caixa preta” mostram que o fluxo líquido para fora através da superfície da caixa, é de 6,0 KN. m2/C. Qual a carga líquida no interior da caixa?

3) Qual o valor do potencial elétrico a distancia r = 0,529x10-10m de um próton?

4) As cargas elétricas Q1 = -2µC e Q2= +4 µC estão fixas nos pontos A e B, respectivamente. O ponto C é o ponto médio do segmento de reta AB. A constante eletrostática k0 é igual a 9.109Nm2/C2. Calcule o potencial elétrico resultante no ponto C.

5) Uma casca esférica com 6 cm de raio apresenta uma densidade superficial de carga uniforme de 9nC/m2.

a) Qual a carga total sobre a casca?

b) Determine o campo elétrico a 10cm da casca.

6) Duas cargas elétricas - Q e + q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta que une as cargas, encontra-se um valor nulo. Se |Q| = 3|q|, qual o valor em centímetros da distância BC?

41 cm.

7) A 40 cm de um corpúsculo eletrizado, coloca-se uma carga puntiforme de 2,0µC. Nessa posição, a carga adquire energia potencial elétrica igual a 0,54 J. Determine a carga elétrica do corpúsculo eletrizado.

12µC

8) A durabilidade dos alimentos é aumentada por meio de tratamentos térmicos, como no caso do leite longa vida. Esses processos térmicos matam os microorganismos, mas provocam efeitos colaterais indesejáveis. Um dos métodos alternativos é o que utiliza campos elétricos pulsados, provocando a variação de potencial através da célula, como ilustrado na figura a seguir. A membrana da célula de um microorganismo é destruída se uma diferença de potencial de Vm = 1 V é estabelecida no interior da membrana, conforme a figura a seguir:

a) Sabendo-se que o diâmetro de uma célula é de 1µm, qual é a intensidade do campo elétrico que precisa ser aplicado para destruir a membrana?

b) Qual é o ganho de energia em eV de um elétron que atravessa a célula sob a tensão aplicada?

a) 2 × 106 V/m b) 2eV

9) A figura a seguir mostra duas cargas iguais q = 1,0 × 10-6 C, colocadas em dois vértices de um triângulo equilátero de lado igual a 1 cm. Qual o valor, em Volts, do potencial elétrico no terceiro vértice do triângulo (ponto P)?

10) A figura a seguir mostra duas cargas elétricas puntiformes Q1 = + 3 x 10-6 C e Q2 = -2 x 10-6C localizadas nos vértices de um triângulo equilátero de lado d=0,3 m. O meio é o vácuo. Calcule o potencial elétrico resultante no ponto P.

11) Qual é o potencial no ponto P, localizado no centro do quadrado de cargas puntiformes mostrado na figura? Suponha que d= 1,3m e que as cargas são:

Q1 = + 12 nC, Q2 = - 24 nC, Q3 = + 31 nC e Q4 = +17 nC

12) Considere o esquema representando uma célula animal, onde (1) é o líquido interno, (2) é a membrana da célula e (3) o meio exterior à célula. Considere, ainda, o eixo X de abcissa x, ao longo do qual pode ser observada a intensidade do potencial elétrico. Um valor admitido para o potencial elétrico V, ao longo do eixo X, está representado no gráfico a seguir, fora de escala, porque a espessura da membrana é muito menor que as demais dimensões. De acordo com as indicações do gráfico e admitindo 1,0 . 10-8m para a espessura da membrana, calcule o módulo do campo elétrico no interior da membrana, em N/C.

13) O gráfico mostra o potencial elétrico em função da distância ao centro de uma esfera condutora carregada de 1,0 cm de raio, no vácuo. Calcule o potencial elétrico a 3,0 cm do centro da esfera, em volts.

14) A ddp que acelera os elétrons entre o filamento e o alvo de um tubo de raios X é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com