TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potifólio Em Grupo 01-11-2013

Pesquisas Acadêmicas: Potifólio Em Grupo 01-11-2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

No Brasil a maioria do mercado empresarial é representada pelas pequenas e médias empresas e muitos destes empresários não estão preparados para enfrentar o dia a dia, não tendo visão gerencial, precisando assim de ferramentas que auxiliem na gestão e na tomada de decisões para melhor enfrentar o mundo dos negócios.

No atual cenário de mercado, as empresas de pequeno porte estão sendo cada vez mais afetadas pela acirrada concorrência, e, conseqüentemente, tendo que se adequar às condições exigidas. Aquelas que não gerirem bem os seus recursos e investimentos fatalmente ficarão para trás e até mesmo correndo risco de falência, pois acima de tudo é necessário um planejamento capaz de auxiliar o gestor na tomada de decisões.

Todas estas eram, até pouco tempo, preocupações exclusivamente das grandes organizações e nos dias de hoje passa a ser de todas as empresas e ramos de atuações independente de seu porte. Assim, o presente trabalho tem o propósito de agregar maior conhecimento sobre o sistema orçamentário empresarial podendo ser aplicado a pequena e grande empresa.

Nos últimos anos o ambiente empresarial tem-se modificado constantemente. As políticas e a economia são umas das principais mudanças interligadas a essa evolução empresarial, portanto, pode-se dizer que se está em um novo ambiente empresarial, onde as organizações terão que se adaptar aos desafios propostos pelo mercado ao longo do tempo.

Os desafios que ocorrem juntamente com a evolução do mercado incitam um bom planejamento estratégico, que possa dar condições de continuidade e expansão da empresa. A acirrada concorrência também colabora para o desenvolvimento do planejamento nas organizações, norteando os gestores para um caminho mais seguro, eficiente e eficaz no gerenciamento dos recursos.

Fundamentação Teórica

Administração Financeira e Orçamentária

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada à Administração, Economia e a Contabilidade.

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente no planejamento de nível estratégico, gerencial e operacional em que se tomam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A marca essencial é a obtenção de rentabilidade com o oferecimento ao mercado de bens ou serviços, gerados estes mediante a organização dos fatores de produção (força de trabalho, matéria-prima, capital e tecnologia);

Trata dos assuntos relacionados à gestão das finanças das empresas, visando à maximização dos recursos utilizados, estando diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.

- Concessão de crédito (clientes);

- Planejamento e orçamento;

- Analise de investimentos e;

- Meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e as atividades da empresa.

Visa sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.

Investimento: Define em que investir e o risco.

Financiamento: Capta recursos nas condições mais favoráveis e aloca-os de maneira eficiente.

Utilização do lucro líquido: Política de dividendos, que destina os resultados financeiros gerados na atividade.

Como administrar é decidir, o processo decisório básico que garante o sucesso de toda empresa, vem assumindo complexidade e riscos cada vez maiores na economia brasileira.

- Manter a liquidez da empresa;

- Administrar o capital de giro;

- Efetuar análise das demonstrações contábeis;

- Estar informado das linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras;

- Desequilíbrio nas taxas de juros;

- Desajustes do mercado;

- Intervenções nas regras de mercado da economia;

O mercado espera um profissional com visão integrada de empresa e que se relacione com o ambiente externo das organizações.

- Análise e planejamento financeiro e orçamentário;

- Decisões de investimentos;

- Decisões de financiamento;

- Risco <> retorno do investimento.

A administração financeira e orçamentária é um campo de atuação teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo de gestão empresarial de captação e alocação de recursos de capital, com o objetivo final de maximizar resultados.

(Coelho, 2007)

Mercado de Capitais

Mercado de capitais segundo Fortuna (Eduardo 2005) é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições autorizadas.

Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com