TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potência pode influenciar

Tese: Potência pode influenciar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

• Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?

O fator de potência não tem influência sobre a conta de energia elétrica no caso de pequenos consumidores, pois, este é um indicativo da potência ativa, ou seja, quanto maior for este fator, maior será o rendimento de um circuito, outra parte da potência elétrica, conhecida como potência reativa, é utilizada para criar campos elétricos e magnéticos nos circuitos indutivo-capacitivos, sendo assim, não gerando trabalho, a potência aparente se resume a uma soma vetorial das potências antes descritas. O medidor de energia elétrica mede somente a potência ativa, portanto, se o fator de potência for baixo haverá uma grande dissipação de potência reativa que não será medida pelo medidor. No caso de instalações residenciais, como as cargas indutivas e capacitivas são baixas, isso não costuma acontecer, mas no caso de instalações industriais, isso pode ser um grande problema, sendo às vezes necessário, se fazer do uso de bancos de capacitores para conseguir um aumento neste fator de potência.

• Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?

O valor mínimo de referencia para o fator de potencia estabelecido pela ANEEL e pela legislação brasileira é de 0,92.

(consumo de energia elétrica e demanda de potência reativas excedentes: quando o fator de potência da unidade consumidora, indutivo ou capacitivo, for inferior a 0,92 (noventa e dois centésimos), nos termos dos arts. 64 a 69.)

• Descreva em linhas gerais como pode ser feita a correção do fator de potência da fábrica proposta no desafio?

O fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente e seu valor varia de 0 e 1. Ele indica a eficiência do uso da energia, um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética.

Para se utilizar o mais eficiente possível à corrente fornecida á carga, deseja-se um alto fator de potencia ou um fator de potencia que se aproxime da unidade. Um fator de potencia baixo geralmente se deve a grandes cargas indutivas, como motores de indução, que consomem a corrente com atraso de fase. Para se corrigir esse fator de potencia baixo, é necessário fazer com que a corrente fique o mais próximo possível em fase com a tensão. Ou seja, o ângulo de fase deve ser o menor possível. Isto geralmente se consegue colocando uma carga capacitiva, que produz uma corrente adiantada, em paralelo com a carga indutiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com