TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoa

Resenha: Resumo do Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Resenha  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas.

Um clássico do gênero. Foi publicado em 1937. Com dicas simples, mostra como melhorar sua comunicação com as pessoas tanto no âmbito profissional como nas relações de amizade e amor. Em sua 48º edição, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Como fazer amigos e influenciar pessoas, é considerado um dos principais livros no gênero, influenciando com ótimos conceitos a todos no âmbito pessoal e profissional. A obra explora sensivelmente o comportamento humano: a melhor maneira de relacionar-se com as pessoas.

O livro foi escrito para servir como apostila em um curso de relacionamento pessoal que estava sendo ministrado nos Estados Unidos por Dale Carnegie, logo após a grande depressão de 1929. O sucesso foi tão grande que rapidamente “Como fazer amigos e influenciar pessoas” tornou-se o livro de venda mais rápida do mundo na época: 3 milhões de exemplares. Hoje, essa marca já ultrapassa os 50 milhões, mesmo com a sua última grande atualização tendo sido feita em 1981.

O autor se utiliza de lições para dinamizar a leitura. Através disso, ele ensina a conquistar a atenção de outras pessoas e como, a partir disso, dá passos para influenciá-las. O interessante é o que um livro com título tão duvidoso tem de especial para fazer tanto sucesso? Simples: ele busca solucionar o que foi apontado pela Universidade de Chicago como o problema de maior interesse dos seres humanos: compreender como funciona o relacionamento entre as pessoas.

A primeira dica é que você deve inovar no seu dia a dia, ou seja, acrescentar novos projetos e novas visões de mundo ao seu pensamento. Essa nova postura vai ajudá-lo a enxergar novas possibilidades e abrir oportunidade. Desta forma, até mesmo novos amigos devem aparecer na sua vida. A partir disso, você abre um leque de opções para aumentar os seus contatos, pois é através desta diversidade que você pode conquistar novos postos na sua vida pessoal, afetiva e profissional.

Sintetizando a obra.

O resumo da teoria de Dale Carnegie é que, para se relacionar bem com os outros, você deve procurar ver o mundo através dos olhos do seu interlocutor. Deve colocar-se genuinamente no lugar do outro. Fazendo isso, perderá a capacidade de criticar, julgar ou condenar o próximo.

Assim, você poderá entrar em sintonia com quem se relaciona e fazer amizades, sociedades, alianças ou mesmo vendas. Isso desde que o outro não acredite que você esteja usando técnicas para manipulá-lo, pois aí toda a confiança construída será perdida.

Para fazer o que o livro sugere, Dale Carnegie ensina uma série de técnicas práticas: não reclamar, sorrir, lembrar-se do nome das pessoas, fazer com que a outra pessoa diga “sim”, lançar desafios etc. Todas as técnicas são simples, porém muito eficazes. Para completar, cada passagem do livro é escrita com dezenas de casos reais em que o autor ilustra, com uma linguagem muito agradável, o que está querendo passar.

Quando tratamos com pessoas, lembremo-nos sempre que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade. – Dale Carnegie

Como lidar com as pessoas?

É muito bem enfatizado o seguinte “Não julgue, não critique, não condene. As pessoas são exatamente o que você seria se tivesse sido criado sob as mesmas condições” logo no início do livro e acaba por ser discorrido por toda a obra.

O autor sugere que os seres humanos são suscetíveis a elogios sinceros, então, se você quer trazer a pessoa para o seu lado, deve apreciar honestamente cada ponto que seja passível de um elogio. Isso sem cair na bajulação barata, que gerará o efeito oposto e o afeito de associações de sinônimos, como capacho, capaixão, puxa-saco, adulador, babão, lambe-botas e etc.

A crítica é fútil porque coloca um homem na defensiva, e usualmente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa porque fere o precioso orgulho do individuo, alcança o seu senso de importância e gera ressentimentos. – Dale Carnegie

De que maneira posso fazer as pessoas gostarem de mim?

Em seis passos, Dale Carnegie resume o que acredita ser suficiente para cultivar a Personalidade Agradável que Napoleon Hill identificou como sendo uma das 16 leis do sucesso:

• Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa

• Sorria

• Lembre que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma

• Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas

• Fale de coisas que interessem à outra pessoa

• Faça a outra pessoa sentir-se importante e faça-o com sinceridade

Para o autor, o desejo de se sentir importante está na base da pirâmide das nossas necessidades. Então se você quer agradar ao próximo, deve fazê-lo se sentir importante através de fala, gestos e atitudes. Observe, por exemplo, quando uma pessoa se vê em uma foto com um grupo de outras pessoas. O foco dela está primeiramente sempre nela mesma. Muitas vezes os outros nem são vistos.

Como conquistar as pessoas a pensarem de seu modo?

O livro recomenda que evitemos todo tipo de discussão, pois não há maneira de sair de uma sendo o vencedor. Isso porque você pode ou perder o argumento e se sentir derrotado ou vencer o argumento e fazer o seu interlocutor sentir-se derrotado. Nenhuma das opções é boa para quem quer formar uma relação, sendo a segunda ainda pior do que a primeira.

Você pode dizer a um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com