TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ppcp ( planejamento, programação e controle de produção)

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Carlos Henrique Nicolau Santos RA 9911154094

Elisângela Pereira RA 9025446744

Jennifer Helena dos Santos RA 9911157161

Juliana Quirino dos Santos RA: 9911156646

Luis Felipe Silva de Lima RA 8829408676

Maysa Talita Helena dos Santos RA 9911155424

ATPS DE PPCP

Etapa 1,2,3 e 4

São Bernardo do Campo

2015

ETAPA 1

As empresas

Todos nós vivemos em uma grande organização, e ela esta em todo lugar e o tempo todo, talvez nós não percebamos, mas essas organizações estão, por exemplo: na padaria, nos hospitais, nos mercados, nos times de futebol, nas escolas e universidades, praticamente em tudo, mas neste caso vamos comentar sobre a organização que é uma empresa, e como o PCC esta ligado a ela.

As empresas são organizações compostas por pessoas que devem trabalhar em conjunto; com o objetivo do lucro ou de atender as necessidades da sociedade.

As empresas são classificadas por: tipo de propriedade, tamanho e tipo de produção;

Tipos de propriedades: estatal (governo), privada (Dona Maria) e mista(tendo a dona Maria como proprietária mas quem cuida da parte administrativa é o governo).

Tamanho: grande, médio e pequeno.

Tipo de produção: primaria (quem retira a matéria prima), secundária (quem transforma a matéria prima em algum determinado produto) ou terciária ( quem vende a mercadoria ou produto).

As empresas primarias e secundarias, fazem parte da mercadoria, ou seja, retiram a matéria prima e dão forma a ela.

Já as terciárias são prestadoras de serviços, ou seja, fazem parte da divulgação e venda do produto, podendo ser um produto perecível ( arroz, feijão, leite, etc.) ou duráveis ( roupas, calçados eletrodomésticos, etc.). mas também há os produtos chamados de bens de produção ( máquinas, equipamentos, e transporte coletivo), quem como definição é permitir a produção de outros bens e serviços.

Além dos bens, as empresas podem produzir serviços ( universidades, hospitais, bancos), que são para atender as necessidades, bem estar e conhecimento as pessoas; enfim, prestam serviços para a população.

Sistemas de produção

Os sistemas de produção podem ser definidos como mu conjunto de partes inter-relacionadas que existem para atingir um objetivo; cada parte do departamento pode ser um órgão, um, departamento ou um subsistema, e um sistema é constituído de vários outros subsistemas.

Os sistemas podem ser classificados como sistemas fechados e abertos.

Sistemas fechados (ou mecânicos): uma certa quantidade de matéria prima entra, e produz uma certa quantidade de maquinas. Nos sistemas fechados existem poucas entradas e saídas. Todos os tecnólogos são sistemas fechados.

Sistemas abertos (ou orgânicos):  nos sistemas abertos existem uma infinidade de entradas e saídas não muito bem conhecida e indeterminadas, o que provoca a complexidade e dificuldade de mapear a empresa.

As empresas são sistemas abertos em constante alteração com seu ambiente. As empresas importam, processam,  transformam, estocam, e depois fazem um processo de saída (quando exportam ou vendem o produto da empresa). Este processo de entrada e saída indica a eficiência da empresa, ou seja quanto maior for a entrada de matéria prima e maior for o resultado em produtos, menos gastos serão feitos, mais produtos serão produzidos e assim mais saídas de produtos serão realizadas, fazendo com que a empresa seja eficaz.

Todas as empresas têm o seu tipo de produção, e dentro dessa produção se encaixam os subsistemas. Cada subsistema tem as suas entradas e saídas, para que se chegue ao produto final. Exemplo: Entrada de matéria prima, passa pelos subsistemas de produção (preparação, moldagem, montagem. Acabamento), estoque e distribuição.

Produção por lotes

A produção por lotes é um sistema de produção utilizado por empresas que produzem  uma quantidade de produto por vez, ou seja, somente produz uma certa quantidade de produto, para um determinado período de tempo.

                                   Produção sob encomenda

A produção sob encomenda é o sistema utilizado pela empresa que produz somente depois de ter recebido um pedido ou encomenda de seus produtos, ou seja só trabalha se recebe um determinado pedido, não produz nem mais nem menos que isso.

Produção continua

A produção continua é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem um determinado produto, sem mudanças, por um longo período de tempo. Ou seja, fabrica seus produtos sem parar, independentemente da demanda e de seus pedidos.

Fatores de produção e recursos empresariais

os economistas salientam que todo processo produtivo depende de três fatores de produção: natureza, capital e trabalho, que são integrados por um quarto fator determinado empresa. Resumindo: a mateia prima vem da natureza, o capital serve para pagar os funcionários, o trabalho é feito pela mão de obra que transforma por meio de trabalho manual ou maquinas e equipamentos os produtos daquela determinada empresa, tudo isso se une e forma o quarto integrante chamado empresa.

  Capital financeiro e capital econômico

Os recursos financeiros formam o capital financeiro da empresa, enquanto os recursos materiais-com seus prédios, edifícios, máquinas, equipamentos, etc.- formam capital econômico da empresa. Tanto o capital financeiro quanto o capital econômico s são avaliados em moeda corrente do país.

Etapa 2

Oque é o planejamento e controle de produção

Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com