TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, programação, controle e produção (PPCP)

Por:   •  9/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 14

Instituição de Ensino Anhanguera

Engenharia de Produção 6° e 7° semestres

ATPS

Disciplina: Planejamento, programação, controle e produção (PPCP)

Professor: André Touguinha Assumpção

Rio Grande - 2016

        

SUMÁRIO

1.        Introdução        1

2.        Planejamento da Produção        2

3.        Controle da Produção        4

4.    Programação da Produção............................................................................................... 6

5.     Controle da Produção ........................................................................................................... 7

6.      Controle de Estoque.......................................................................................................... 10

7.    Referências Bibliográficas.................................................................................................13

  1. Introdução

O planejamento e controle da produção é formado por organizações interligadas com o propósito de decidir como será melhor produzir no processo produtivo, garantindo todos os recursos e assim executando o que foi planejado assegurando a melhor qualidade e controlando os baixos custos.

        As empresas são um conjunto de pessoas que trabalham afim de atingir determinados objetivos, sendo eles de lucro ou necessidades sociais.

        Atualmente podemos dizer que existem as empresas estatais (no setor público), as privadas (no setor privado), e as mistas (no setor público e privado, por ações). São elas de diversos tamanhos:

  • Empresas grandes: de grande porte e volume de capital;
  • Empresas médias: porte intermediário;
  • Empresas pequenas: pequeno porte e número inferior a 50 funcionários;

        E quando as empresas são constituídas por menos de 10 funcionários chamamos de miniempresas e quando há um único dono de empresas individuais.

        Dependendo do tipo de produção as empresas se classificam em:

  • Empresas primárias e extrativas: desenvolvendo atividades agrícola, pesca, mineração e petróleo.
  • Empresas secundárias ou de transformação: processam as matérias-primas e as transformam em produtos finais. Indústrias em geral.
  • Empresas terciárias ou prestadora de serviços: executam e prestam serviços, sendo elas, comércio em geral, profissionais liberais (advogados, engenheiros, consultores).

        Existem três tipos de sistema de produção: sob encomenda, lotes e contínua.

        A produção sob encomenda produz depois do pedido ou encomenda ter sido concluída, obedecendo uma análise de orçamento, materiais necessários trabalho a ser realizado e cada tipo de mão de obra;

        A produção por lotes é um sistema que produz quantidade limitada, ou seja, um produto por vez. Terminado um lote de produção, inicia-se outro.

        A produção contínua produz um produto, sem mudanças, por um longo período de tempo. Sendo a produção do mesmo acelerada e sem interrupções. Produtos que estão em linha de produção por bastante tempo.

        Para que todo o processo ocorra existe três fatores de produção dos recursos empresariais para funcionar adequadamente: natureza, capital e trabalho.

        São eles administrados por várias áreas:

  • Materiais ou físicos:

Financeiros                     produção ou operações

Humanos                        finanças

Mercadológicos             recursos humanos

Administrativos             presidência ou administração em geral

Capital financeiro e econômico: geralmente os recursos financeiros são disponibilizados no capital de giro garantindo as operações da empresa, enquanto que os recursos materiais se dão através do ativo imobiliário (máquinas e prédios).

  1. Planejamento da Produção

        Todas as empresas trabalham com planejamento, para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessárias.

        O planejamento da produção constitui a segunda fase do PCP. Com o planejamento da produção é possível fundamentar previsões de vendas com bases no que a empresa pretende colocar no mercado e na capacidade de produzir. O PP (planejamento de produção), programa máquinas, as matérias primas e a mão de obra, extraindo desse conjunto de recursos um resultado de produção que seja compatível com sua capacidade de produção e com a previsão de vendas, descontando eventuais estoques de produtos acabados disponíveis.

        A finalidade do PP é obter simultaneamente a melhor eficiência e eficácia do processo produtivo. Eficiência é a utilização racional e intensiva dos recursos empresariais, a mesma é voltada para o interior do processo produtivo. Eficácia é a produção planejada entregue no tempo planejado e no custo esperado, a mesma está voltada para os resultados do processo produtivo.

        Em suma, o PP procura definir antecipadamente o que se deve fazer, quanto fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer.

        O PCP busca assessorar a gerência ou diretoria de produção da empresa, a quem está subordinado, formulando os planos de produção adequados às expectativas da empresa e controlando o processo produtivo para garantir o alcance dos objetivos propostos.

        O PP obedece às seguintes fases: elaboração do plano de produção, programação da produção (máquinas, materiais e mão de obra), emissão de ordens de produção e liberação de produção.

        O plano de produção representa aquilo que a empresa pretende produzir num determinado exercício ou período. Este plano está sujeito a fatores determinantes que podem constituir vantagens que a empresa pode aproveitar ou restrições e limitações que a impedem de produzir mais. Os principais fatores são: previsão de vendas, capacidade de produção, disponibilidade de matérias primas e recursos de financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com