TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Ensino

Pesquisas Acadêmicas: Pratica De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

Medidas e Transformações Químicas

Atividade 1 – Semana 1

Questão 1

Origem

Os primeiros extintores de incêndio surgiram por volta do século XVI, e revolucionaram a época por se mostrarem um aparelho compacto de e muita eficácia contra o fogo, muito embora os extintores de hoje sejem extremamente mais avançados do que os da época.

Classificações de um incêndio

Para melhor compreensão da origem ou propagação de um incêndio, o mesmo pode ser basicamente classificado em quatro classes:

Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;

Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio

Aplicação dos extintores

Para incêndios de classe A deverão ser selecionados extintores à base de água ou espuma.

EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA

Pressão Permanente

Não é provido de cilindro de gás propelente, visto que a água permanece sob pressão dentro do aparelho. Para funcionar, necessita apenas da abertura do registro de passagem do líquido extintor.

Para utilizá-lo basta Retirar o pino de segurança. Empunhar a mangueira e apertar o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. Só usar em madeira, papel, fibras, plásticos e similares.

EXTINTOR DE ÁGUA

Pressão Injetada

A água é o agente extintor de uso mais comum. Usa-se o jato para o resfriamento e proteção de instalações a distância e para o enxarcamento de sólidos. Usa-se a água sob a forma de neblina para o resfriamento de superfícies líquidas; emulsificaçõeo de óleo; proteção de pessoas, estruturas, máquinas e equipamentos; diluindo (alcoóis, amônia); e absorção do calor desprendido na combustão.

A água, contudo, não deve ser empregada em incêndios que envolvam: equipamentos elétricos energizados; materiais reativos com a água (carbonatos, peróxidos, sódio metálico, pó de magnésio, etc); e gases liquefeitos por resfriamento. Para usar o extintor:

a) retire a trava ou o pino de segurança;

b) empunhe firmemente a mangueira;

c) ataque o fogo, dirigindo o jato para a sua base.

EXTINTOR APLICÁVEL PARA UM INCÊNDIO CLASSE B

Para um incêndio classe “B”, usa-se espuma, pó comum, também chamado Pó BC, ou dióxido de carbono, também chamado gás carbônico ou CO², sendo o principal desses o pó comum.

Modo de usar: Aproxime-se com segurança do líquido em chamas, inverta a posição do extintor (de cabeça para baixo) e dirija o jato para um anteparo, de modo que a espuma gerada cubra o líquido como uma manta.

EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO

O agente extintor pode ser o Bicarbonato de Sódio ou de Potássio que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente propulsor pode ser o Gás carbônico ou Nitrogênio. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa à exclusão do Oxigênio; posteriormente são acrescidos à nuvem, Gás carbônico e o Vapor de água devido a queima do Pó.

EXTINTOR APICÁVEL PARA UM INCÊNDIO CLASSE C

Para classe “C” empregam-se os mesmos extintores de pó e o gás carbônico, exemplificados na classe ''B''.

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2)‏

O Gás carbônico é material não condutor de Energia elétrica. O mesmo atua sobre o fogo, onde este elemento (eletricidade) esta presente. Ao ser acionado o extintor, o gás é liberado formando uma nuvem que abafa e resfria. É empregado para extinguir pequenos focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).

Para Utilizar o extintor de Gás carbônico(Co2) basta:

_Remover o pino de segurança quebrando o lacre;

_ Segurar o difusor com a mão direita e comprimir o gatilho da válvula com a mão esquerda;

_ Acionar a válvula dirigindo o jato para a base do fogo;

_ Pode ser usado em qualquer tipo de incêndio.

EXTINTORES DE PÓ MULTI-USO OU PÓ-ABC

Note que a etiqueta apresenta adequabilidade para as três classes de incêndio.

Determinando a Capacidade

O Corpo de Bombeiros utiliza a “capacidade de extinção” para determinar essa capacidade. Veja os exemplos á seguir:

Extintor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com