TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Ensino

Dissertações: Pratica De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA DE ENSINO - ETAPA 5

Josiene Cristine do Nascimento S. Santana – Turma 1 – Matemática

Projeto de Ensino

Problematização

O projeto a ser elaborado consiste em trabalhar a modelagem matemática com o 6º ano do Ensino Fundamental. Em suas aulas, os alunos veem apenas símbolos que representam ideias não manifestadas, não compreendidas; tornando-se um manipulador de símbolos, em situações de ensino padronizadas. Nessas circunstâncias, não compreende o que está fazendo e é incapaz de resolver problemas que se distanciem dessas situações. A modelagem matemática é usada como estratégia no ensino de matemática, fazendo com que o conteúdo torne-se significativo para o aluno e que ele consiga aplicá-lo fora da sala de aula. Com o ensino partindo, de preferência, de temas de interesse dos alunos, do seu cotidiano, da sua problemática que pode aguçar o interesse pela solução do problema e diminuir a resistência pela matemática.

Desenvolvimento

Os deverão realizar uma pesquisa exploratória sobre “o preço de bens e serviços”, considerando que no contexto atual da alta dos preços dos alimentos e dos juros altos é uma excelente forma de trabalhar a matemática numa visão atual. O professor assumirá constantemente os dois papéis complementares, quais sejam, de pesquisador e de participante do grupo. A pesquisa terá seu registro diário/relatos das situações investigadas e das situações pedagógicas desenvolvidas nos momentos de aplicação da atividade.

Uma proposta de atividade com modelagem matemática:

Apresenta-se aqui uma proposta de atividade de modelagem matemática, a ser realizada com alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de trabalhar os conteúdos matemáticos do programa da disciplina. As atividades terão início em sala de aula com a apresentação para a turma dos objetivos do trabalho, a postura que os alunos e o professor devem assumir e a forma de avaliação, em seguida serão abertas discussões sobre o tema: quais as consequências geradas pela alta dos preços, o aumento da inflação, o que muda na vida de cada um e de sua família. Após a discussão do tema serão apresentadas as atividades a serem realizadas durante a pesquisa.

Atividades:

1) Elaborar uma lista de bens e serviços mais consumidos pelas famílias dos alunos;

2) Acompanhar durante 15 dias a evolução dos preços em diferentes estabelecimentos e registrá-los em uma tabela

3) Investigar os motivos, se é que se evidenciariam, da alta de preços e da diferença entre um estabelecimento e outro do mesmo produto ou serviço.

De posse do tema e das atividades o próximo passo será dividir a turma em no máximo quatro grupos. A partir daí os grupos irão elaborar uma tabela contendo as seguintes colunas: descrição do produto, quantidade, valor unitário, valor total, variação da taxa porcentual para + (mais) ou para – (menos). Onde irá conter todas as informações coletadas durante a pesquisa. È necessário explicar a importância de seguir algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com