TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Ensino

Artigos Científicos: Pratica De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem com tema central a alfabetização e o letramento na educação infantil. A partir das pesquisas, leitura de textos e observações em sala de aula foi possível perceber que as crianças vivem em um mundo cheio de estímulos visuais, daí a importância de um espaço lúdico na sala de aula, onde o professor possa deixar que o aluno descubra sua visão do mundo escrito apoiando e dando suportes para esta descoberta da escrita.

Aprender a ler reconhecendo as letras do próprio nome é mais interessante e motivador para a maioria das crianças da educação infantil, sendo um método de alfabetização, que vem sendo usado pela maioria dos professores.

Esta pesquisa consiste na importância de realizar atividades com nomes próprios no início da alfabetização, sendo uma boa estratégia para que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema alfabético, e trata também dos desafios que o professor e aluno enfrentam em sala de aula, com a finalidade de contribuir na aprendizagem.

OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças, e alfabetizar não é somente a aquisição do sistema alfabético de escrita. Quando as crianças brincam com a sonoridade das palavras, reconhecem as diferenças das letras, manuseiam livros infantis e ouvem histórias assim estão se preparando para ler, formular conceitos, ampliar a linguagem e gradativamente produzir textos.

A alfabetização está presente na vida da criança em todos os ambientes, seja em casa, nas ruas (parques, praças, placas, letreiros), em lanchonetes e restaurantes ou na escola. Alfabetizar na pré-escola é oportunizar atividades lúdicas de descobertas dos sons. É ensiná-los a perceber como se desenha as letras, a encontrar sons e desenhos de letras iguais e os espaços que eles ocupam nas palavras.

Atividades com a construção da escrita do nome é vista como um grande caminho a ser descoberto e percorrido pela criança, pois o nome próprio é o seu marco de identificação, sendo assim tão valorizado por ela, o professor pode trabalhar as similaridades e diferenças entre os nomes dos colegas e seu próprio nome, por meio de jogos e brincadeiras promovendo uma maior interação entre os alunos.

Foi a partir disso que elaboramos o projeto abaixo escolhendo o tema “Meu nome”, sendo destinado às crianças da Educação Infantil Etapa II.

O nome é o início de todas as atividades na Educação Infantil por ser uma referência própria de cada aluno e ser significativo para eles, sendo que muitos chegam à escola sem saber escrever, daí a tarefa do professor de estimular o aprendizado com aulas diferenciadas e lúdicas tornando natural que a criança tenha os primeiros contatos com a leitura, em sua fase de letramento, iniciando seu aprendizado pelo próprio nome.

PROJETO: “Meu nome”

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil - Etapa II

JUSTIFICATIVA: A formação da identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, por isto faz-se necessário a elaboração deste projeto. As crianças nesta fase escolar já estão sendo alfabetizadas e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da turma da classe.

OBJETIVOS GERAIS: Elaborar e propor atividades de identificação, escrita e leitura do próprio nome e dos amigos, nesta fase inicial da alfabetização; Incentivar a criança à reflexão sobre os diferentes aspectos do sistema alfabético.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ensinar o aluno a diferenciar letras uma das outras; apresentar o nome das letras; oferecer orientação sobre a escrita (esquerda - direita); permitir que a criança reconheça a função da escrita dos nomes; ampliação do repertório de letras; estimular a coordenação motora e visual.

CRONOGRAMA: 3 semanas

DESENVOLVIMENTO: Identificar o nome (escrever o nome) - Confecção de crachá para os alunos; nomes com as letras vazadas para que os alunos possam colorir com pintura a dedo; desenho dirigido: identificar e pintar no desenho a letra inicial, as letras do nome ou o próprio nome. Lista de palavras (Letras móveis) - Nomes que começam com a mesma letra; propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome; montar os nomes com letras móveis: deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material e propor que as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes. Nomes em brincadeiras - Encontre o crachá (esconder os crachás dos alunos pela escola ou pela classe e pedir para que os alunos encontrem); brincadeira do senhor caçador - "Senhor caçador preste bem atenção, só vai miar quem o crachá a professora mostrar" (o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar); a canoa virou (confeccionar para cada criança uma canoa de dobradura e pedir que eles escrevam o nome com o auxilio do crachá) no pátio os alunos deverão ficar em roda, e as canoas espalhadas no centro da roda e conforme a música vai tocando o professor mostra o crachá e a criança reconhece o nome e entra na roda; se eu fosse um peixinho (confeccionar a dobradura do peixinho, pedir para que as crianças escrevam o nome no peixe). No pátio as crianças deverão estar em roda e conforme o professor vai cantando a música e mostrando o peixinho "se eu fosse um peixinho e soubesse a nadar eu jogava (mostrar o peixinho com o nome da criança) no fundo do mar" a criança dona do nome entra na roda e senta.

REGISTRO REFLEXIVO

A postura que o professor adota em sala de aula é determinante para a facilitação ou não da aprendizagem de seus alunos. Ao buscar e identificar como se dá a relação professor-aluno, entende-se que a prática pedagógica do professor em sala de aula deve ser algo a ser realizado com bastante dedicação, planejamento e sempre voltado aos interesses dos alunos, relacionando sempre com sua realidade, sem deixar de embasar sua prática docente ao projeto político pedagógico da escola.

A sala de aula da Educação Infantil deve ser ampla, clara, arejada e deve conter estímulos apropriados ao desenvolvimento integral da criança, como por exemplo: poderá ter os "cantinhos" (o cantinho da leitura, de matemática, das ciências, de história e geografia, de artes, da psicomotricidade, da dramatização), mural cartazes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com