TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagopgica

Artigo: Pratica Pedagopgica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PRÁTICA DE ENSINO

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Aluna: Marilene Rosa Ferreira Fraga Dellecrode

Preceptora: Valéria Duarte

Turma:6

Etapa:3

UBERABA-MG

2014

INTRODUÇÃO

Este memorial irá relatar meu aprendizado na etapa 3, referente ao componente Necessidades educativas infantis e educação inclusiva.

Através dos encontros presenciais, das atividades realizadas e trabalhos propostos irei compartilhar situações e ocasiões importantes que muito está contribuindo para meu conhecimento e formação.

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

No inicio da etapa tive a oportunidade de ter como primeira aula presencial, uma abordagem sobre Educação Inclusiva. A professora escolhida para nos passar algumas considerações importantes sobre o assunto, argumentou o tema de maneira clara, no qual foi possível reter e compreender a importância de incluirmos as crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas regulares e na sociedade no qual está inserida.

Muitas questões foram levantadas para discussão, e o grupo se apresentou interessado no assunto, no qual foi possível rever situações do cotidiano e sanar dúvidas referentes ao mesmo. No decorrer dos debates sobre o assunto foi proposto uma dinâmica no qual cada grupo representou uma deficiência e como desafio teria que juntos alcançar o objetivo de chegar ao espaço do colega se movimentando por pontes feitas por tapetes, no entanto cada participante precisava da ação do outro devido ao fato das limitações, como por exemplo, o deficiente visual precisava do deficiente auditivo, como este necessitava da ajuda dos colegas que não apresentava deficiência física, e assim por diante.

Ao final desta atividade a orientadora nos levou a concluir que o objetivo das necessidades especiais em sala de aula é preparar a criança para viver com a sua deficiência ou não de modo mais eficaz possível, possibilitando o aprendizado a todos de maneira igualitária, evitando assim que a deficiência surja na sua forma mais grave, ou seja a exclusão.

É importante lembrar que toda e qualquer criança tem o direito a uma educação que lhe permita realizar o seu potencial humano, independente da sua capacidade e aprendizagem. É preciso saber que algumas crianças em idade escolar podem apresentar dificuldades de aprendizagem mesmo não tendo “deficiências”, os problemas podem ter outra origem, por exemplo, econômicos, sócio- culturais ou até mesmo individuais.

Cabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com