TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagógica

Artigo: Pratica Pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA PEDAGÓGICA E A AÇÃO DOCENTE

DANIELE MAYARA GONÇALVES DE CARVALHO

R.A. 1104317-5

O ato de ensinar engloba o ato de gerar possibilidades, guiar o caminho do saber, para que isso aconteça o educador deve estabelecer ao seu aluno meios em que ele sinta prazer para buscar através da curiosidade o conhecimento, assim o educador vai dispertando um novo mundo na vida de seu aluno, através de estratégias. Deste modo ambos tem que sair da sua “Zona de Conforto”. Partindo do professor, que tem como função reinventar todos os dias os seus métodos de acordo em que o seu campo de atuação necessite.

Reinventar as práticas pedagógica, é um meio em que o professor tem que ter em mãos para alcançar o seu principal objetivo: ensinar com qualidade. Sendo caracteristicas do professor, como diz DEMAILLY (1995, pág. 153-154):

“ Competências, ética, saberes científicos e críticos , saberes didáticos e competências relacionais, saberes e fazer pedagógico e competências organizacionais”.

Pode-se dizer que a pratica pedagógica vai além do ensinar, ela é movida pelo comprometimento de forma ética do profissional, sendo uma docência com discernimento.

O educador, assume um papel significativo, tendo que se manter neutro assumindo uma postura de autoridade, estabelecendo um elo entre respeito e carinho,ou seja, o professor deve levar até o seu aluno a ética com sabedoria, ao mesmo tempo em que impõe ao seu aluno o objetivo de estarem ali, porém o professor deve tomar cuidado para que não se torne uma figura de superioridade e transmite ao seu aluno insegurança. Os mesmos, são capazes de sentir o sentimento de um professor, se realmente gosta do que faz ou não, fazendo com que não se entreguem para o aprendizado, e leve até eles o prazer de adquirir o conhecimento, seja na, organização de grupos, estabelecendo saberes entre diferenças, programação de conteúdo, tudo isso faz com que o profissional se torne cada vez mais atualizado, sempre buscando novos valores, a fim de se estabelcer um alicerce, e ser uma fonte de inspiração para seus educandos. Podemos perceber que o professor que busca o conhecimento, e sente prazer pelo o que faz sempre será uma fonte de inspiração aos seus alunos. Ao ler-mos um trecho onde Van Der Veer & Valsiner (2001. p.27), mostram um aluno narrar como o professor conseguia manter a atenção de seus alunos:

[…]o prórpio som de sua voz suave de barítono, flexível e rica de entonações, produzia um espécie de prazer estético. Ficava-se com muita vontade de sentir a influência hipnótica de seu discurso e era dificíl evitar ä involuntária sensação de decepção quando ele terminava”.

Um professor reflexívo, sabendo trazer até o seu aluno esse interesse cheio de magia, o encanta, trazendo diferentes maneiras de lhe ver o mundo de forma crítica e inovadora, faz com que, ele se prepare para o universo de aprendizado mais amplo. Com isso percebemos a real necessidade da ação docente perante a prática pedagógica no ensino, nesse sentido, vimos que a dinâmica proporcionada pela criação de um ser preparado, sentido amor pelo o que faz.

A prática pedagógica, possíbilita o professor a transmitir o seu conhecimento de maneiras diversificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com