TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Atuariais

Casos: Praticas Atuariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  5.967 Palavras (24 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

RELATÓRIO DAS ANÁLISES FINANCEIRA, ECONÔMICA E ATUARIAL

ATUÁRIO RESPONSÁVEL

GUILHERME SCHÜLER

MIBA: 180252

PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2013.

Sumário

INTRODUÇÃO

O presente relatório objetiva fundamentar as análises financeira, econômica e atuarial dos 24 (vinte e quatro) primeiros meses de competência/vigência do Plano de Auxílio Funeral (compulsório) e Plano de Pecúlio em Grupo (optativo), contratado pelos funcionários da Empresa Segurança Privada da região metropolitana de Porto Alegre, desenvolvidos pela Imortal Seguradora S.A..

A análise será procedida sob três critérios distintos:

O Atuarial, que se baseia na competência do risco/evento;

O Econômico, que se baseia no critério de emissão/aviso, independente da data de recebimento/quitação; e

O Financeiro, que se baseia na entrada e saída de valores (regime de caixa).

Estas análises são de fundamental importância para o bom desempenho do negócio e devem ser realizadas durante o acompanhamento dos planos ofertados pela Seguradora, identificando e comprovando o desempenho de cada produto e a viabilidade de cada negócio. Desta forma, os planos podem ser ajustados no decorrer de sua vigência, precavendo a empresa de possíveis prejuízos.

PARÂMETROS ADOTADOS NAS ANÁLISES

Cada análise realizada para a elaboração do presente relatório possui a sua finalidade, a seguir estão descritas a finalidade de cada uma das análises:

Análise Atuarial: a abordagem Atuarial considera a receita e os sinistros na data em que efetivamente ocorrem (independentemente da data de aviso ou pagamento do benefício), propiciando o comparativo entre o número de eventos ocorridos com aquele que era esperado segundo os cálculos realizados.

Análise Econômica: a abordagem econômica leva em consideração a data do aviso do evento à Entidade (enfoque contábil). Portanto, esse é o enfoque utilizado nas demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício, em que o importante é a data em que a Entidade emite os prêmios/recebe o aviso do sinistro.

Análise Financeira: a abordagem financeira pondera os recebimentos e pagamentos efetivos (entradas e saídas), ou seja, as reais movimentações financeiras ocorridas na Entidade. No caso dos benefícios é a data da sua efetiva liquidação junto ao segurado ou ao(s) seu(s) beneficiário(s). Portanto, o critério financeiro é, basicamente, a análise do Fluxo de Caixa da Seguradora.

Parâmetros e Definições

Cabe esclarecer alguns parâmetros e conceitos que embasam a análise realizada nos Planos de Auxílio Funeral (PAF) e no Plano Optativo (PO). Apresentamos abaixo uma síntese dos mesmos com as devidas explicações:

Tempo entre Ocorrência, Aviso e Pagamento

No presente caso, verificou-se que a defasagem de tempo entre a data da ocorrência do evento e a data em que o participante avisa o sinistro à Entidade, variou de 1 a 3 meses. Além disso, é importante destacar que o tempo para o pagamento do benefício, após o aviso, foi sempre de 1 mês.

Provisão para Prêmios não Ganhos - PPNG

A PPNG é o valor a ser constituído pela Entidade referente às contribuições emitidas retidas de riscos ainda vigentes na data de cálculo. Como as faturas emitidas abrangem exatamente as contribuições mensais, tanto pelo enfoque atuarial, quanto pelo enfoque econômico, não será necessária a constituição desta reserva.

Juros (rentabilidade das aplicações)

Para as três análises foram considerados os juros auferidos pela Entidade através das aplicações efetuadas com o capital excedente. Para esta avaliação, foi adotada a taxa de 0,5951% ao mês, referente à taxa básica de juros (taxa Selic) do país no mês de outubro/13.

Correção Monetária

O resultado apurado ao final de cada mês também foi corrigido monetariamente pela variação no IGP-M (FGV). A partir do mês de outubro de 2012, em decorrência de ainda não existirem os índices dos meses posteriores, foi efetuada uma projeção considerando as médias móveis dos últimos 12 meses de cada índice, sendo assim, retirado o efeito da sazonalidade.

Índices Financeiros

A fim de avaliar pormenorizadamente os resultados, foram adotados alguns índices como critérios de análise de desempenho econômico-financeiro da Entidade com os Planos em comento:

Índice de Sinistralidade: Expõe o percentual do valor pago de benefício referente aos sinistros ocorridos em relação aos prêmios recebidos pela Seguradora.

Índice de Sinistralidade= S/P

Onde:

S = sinistros líquidos retidos;

P = Prêmios ganhos.

Margem Bruta: Apura a porcentagem dos prêmios líquidos recebidos que restaram após o pagamento dos valores referentes aos sinistros ocorridos.

Margem Bruta= (P- S)/P

Onde:

S = sinistros líquidos retidos;

P = Prêmios ganhos.

Margem Líquida: Apresenta a porcentagem dos prêmios líquidos recebidos que restaram após o pagamento dos valores referentes aos sinistros ocorridos e às outras despesas (despesas de administração, corretagem, agenciamento, marketing, etc).

Margem Líquida= (P -(S+D))/P

Onde:

S = sinistros líquidos retidos;

P = prêmios ganhos;

D = outras despesas.

Índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com