TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas De Ensino

Casos: Praticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Tema do projeto: Animais

Nome: Conhecendo os animais

Público-alvo: Educação infantil- 4 a 5 anos.

Duração 1 mês

Justificativa/ fundamentação teórica:

Possuímos em nosso país uma fauna riquíssima, com milhares de espécies de animais que se encontram distribuída por todo o território brasileiro. Com mais de 100 mil espécies de invertebrados e cerca de 8.200 espécies de vertebrados, incluindo peixes, anfíbios, aves e mamíferos, o Brasil é o responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo.

Diante disso, torna-se extremamente importante que as nossas crianças saibam da importância desse patrimônio e conheçam as características e hábitos dos animais para que possam preservá-los.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais urbano e qual o nome dos animais as crianças não têm aquele contato com os bichos e com a natureza. A maioria não sabe distinguir qual o nome dos animais, suas cores, a alimentação, o tamanho, o habitat, etc.

Não basta apenas conhecer os animais, por filmes, livros e desenhos. É necessário que a criança veja os mesmos para ter uma noção da realidade, o perigo que eles representam para o homem, os quais podem conviver ou não.

O projeto leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da Natureza.

Objetivos gerais:

• Reconhecer que os animais são seres vivos, respeitando, valorizando e protegendo-os;

• Levar a criança a preservar a Natureza e refletir sobre o risco de extinção dos animais, conscientizando-as a participar dos cuidados com nosso Planeta;

Objetivos específicos:

• Identifique os diversos tipos de animais apontando as suas principais características;

• Conheça os animais apontando para sua diversidade (sua alimentação, seus hábitos, lugar onde vivem).

• Realizar comparações;

• Identifique as formas matemáticas e quantidades (maior, menor, igual, diferente, alto e baixo);

Desenvolvimento

Dia 1- Exibir um filme

Madagascar I será o filme, pois conta a história de 4 animais que viviam uma vida tranquila no zoológico e foram parar em seu habitat natural. O objetivo é que a criança tenha noção de como são os animais de forma divertida e também mostrar como é bom ter amigos.

Dia 2- Atividade referente ao filme

Nesta atividade o aluno vai fazer um desenho do animal que mais chamou a atenção ou mais gostou. Vai ser usado lápis de cor, giz de cera ,canetinha e papel A4.

Dia 4- Dia dos animais

Os alunos irão trabalhar com as gravuras, recortando com o auxilio dos pais as figuras de animais e colar no caderno.

Dia 6- Teatro- O baile dos animais

A peça é bem divertida, mostra algumas características dos animais tais como: sons, cores, como se locomovem, etc.

Dia 7- Atividade referente ao teatro

Feito um círculo com os alunos, vamos conversar, perguntando (quais animais apareceram na peça, os sons que eles fizeram) e chamá-los para reproduzir o que viram. Objetivo é mostrar de forma simples as características de alguns animais e trabalhar com os alunos tímidos.

Dia 9- Músicas e danças

Vai ser trabalhado a criatividade, desinibição, o desenvolvimento e a expressão corporal através de músicas e danças. Músicas: A voz dos animais, Imitando os animais, Danças dos Bichos, Pintinho amarelinho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com