TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Educativas

Pesquisas Acadêmicas: Praticas Educativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UnisulVirtual

Curso de Matemática – Licenciatura

Unidade de Aprendizagem: Prática Educativa Alicerçada nas Tendências em Educação Matemática

Profa. Diva Marília Flemming

Acadêmico(a): OTAVIO GERMANO DOS SANTOS MAGNUS

Bodoquena, 19 de setembro de 2014.

Referência Bibliográfica do artigo:

BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2004. (Série Pesquisa em Educação).

BONA, A. S. D. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

BONA, A.S.D.; FAGUNDES, L.C; BASSO, M.V.A. A Cooperação e/ou a Colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 2, 2011.

BONA, A.S.D.; SCHAFER, P.; FAGUNDES, L.C; BASSO, M.V.A. Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 2, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, v. 4, 1999.

PETERS, O. A Educação à Distância em Transição. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

RECUERO, R. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: uma proposta de estudo. E-Compós, v. 4, dez. 2005. Disponível em:

http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/com_virtuais.pdf. Acesso em: 20. jun. 2008.

Resumo crítico:

De acordo com o artigo de pesquisa-ação sobre o espaço de aprendizagem digital da matemática aplicada à rede social Facebook, o artigo nos trás a ideia que as redes sociais são ferramentas essenciais no processo do ensino-aprendizado do estudante, sendo que possibilita ainda mais o aprender por meio de ações cooperativas, com a finalidade de demonstrar a importância das tecnologias digitais online na sala de aula como atrativas despertando o interesse desses estudantes em aprenderem mais sobre matemática, sendo que esta aprendizagem acontece em tempo real e a distância. Mesmo com tais práticas pedagógicas antigas não se descarta o espaço físico utilizado por muitos docentes para o ensino da matemática com objetos imaginários como na geometria espacial por exemplo.

Segundo Basso (2011), o espaço de aprendizagem digital da matemática, é um ambiente virtual em rede, apoiado numa concepção pedagógica construtivista que vem de encontro com as ideias de Piaget. Esses espaços virtuais online, possibilitam o processo de comunicação entre estudantes que tem objetivos comum, possibilitar a construção do saber e troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem entre eles, isso só reforça a utilização das redes sociais – facebook, twitter, entre outros, como espaço de aprendizagem digital construindo uma ação coletiva entre pessoas com o mesmo objetivo. Mesmo o Facebook sendo visto como simplesmente troca de informações, postar ideias e pensamentos, compartilhar momentos, este foi utilizado para aprender matemática, como sugestão de trabalho, sendo que o mesmo foi criado um grupo fechado somente para realizar atividades de matemática com colegas de aula mediada pela professora. Utilizando-se dessa prática as aulas de matemática ficaram mais atrativas e diversificadas, construindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com