TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Pedagógicas

Casos: Praticas Pedagógicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas Pedagógicas

Relatório

No filme “Gladiador” o General Maximus, personagem principal do filme, assim como os pedagogos preocupava-se com seus liderados e não apenas com seu sucesso.

Um fato que me chamou atenção é que Maximus é um líder que trabalha junto, ele lidera as estratégias, comanda ações e faz o que todo gestor deveria fazer: não se esconder da batalha, pois a palavra orienta, mas o exemplo arrasta.

O filme também mostra um homem que apesar de perder toda a sua família, de ser preso como escravo não se esqueceu do seu compromisso, e de sua responsabilidade para com aquele povo, assim também deve ser nossos coordenadores pedagógicos que por muitas vezes encontram situações que parecem não ter solução, mas por acreditar em seus objetivos e na liderança do grupo são capazes de resolver os problemas encontrados na realidade do seu dia a dia.

Maximus possuía uma essência que todo gestor e líder deveriam ter: enquanto o objetivo não for cumprido, o dia não acabou.

A reunião pedagógica foi muito instrutiva, entendi que o objetivo principal era traçar metas para que todos tenham sucesso, tanto professores quanto para os demais líderes.

Todos puderam dar sugestões compartilhando as experiências que poderiam contribuir com a melhoria do rendimento da escola.

A reunião pedagógica se dá de acordo com a necessidade da escola, ou seja, compartilhar com todo grupo assuntos internos e externos a serem resolvidos, e discriminando até mesmo os projetos internos como ele será desenvolvido durante o ano, deixando aberta a participação de todos para dar novas sugestões e opiniões.

A participação de todos é fundamental para o andamento da escola, desta forma percebe-se que todos acabam-se envolvendo com satisfação e interesse.

A comunidade tem participação fundamental para o andamento dos assuntos e projetos institucional. Estes assuntos pedagógicos são passados para a comunidade em reuniões pedagógicas ou em plantões direcionados para os pais em sala de aula.

Para o bom andamento do ensino devemos compartilhar tudo o que é passado em reuniões internas para a comunidade, pois desta forma, teremos o ensino mais democrático com a participação de todos.

O texto “Atitudes de Mudança Pessoal” de José Manuel Moran (2000) tem como foco estar direcionado ao comunitário, ou seja, todo o trabalho desenvolvido nas escolas deve ser direcionado ao aluno em conjunto com professores e direção.

Os líderes e professores devem viver em permanente processo de aprendizagem, estarem sempre atentos, curiosos, procurando a cada informação incluir um contexto maior. É importante uma boa integração pessoal em todos os níveis, predominando a paz e o entusiasmo pela vida e pelo trabalho, através das nossas ideias, emoções e atividades.

Algumas passagens do filme e do texto de Moran deixou bem claro a verdadeira missão de um coordenador comprometido com sua equipe e com sua formação tendo em vista como principais elementos o compromisso e a persistência para superar todos os obstáculos. Mantendo sempre o equilíbrio mental e sentimental para que assim se obtenha o sucesso desejado.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com