TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratiques caderno 1

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 9

                               SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-SEDUC

                               CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL-CEFAPRO

                               CURSO: PROFUNCIONÁRIO INFRAESTRUTURA

                               QUESTÕES DO LIVRO 1 – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS:

                             Cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

Nome – Cristina Rodrigues da Costa

                                  [pic 1]

                                                                  Desafio de Aprendizagem apresentado

                                                             Curso de Infraestrutura (limpeza) do Centro

                                                             De Formação Profissional – CEFAPRO, como

                                                             Requisito de avaliação das Questões do caderno 1

                                                             FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS:

                                                             Cidadãos, educadores, profissionais e gestores.                            

                                                             Profuncionário Módulo Pedagógico

 

                CAMPO NOVO DO PARECIS – MATO GROSSO

                                                     2013

Unidade 1. Página 21 – atividade 2

Em seu Município, já existiu Escola Normal ou curso de habilitação para o magistério? Ainda existe alternativa de formação de professores em nível médio? Entreviste uma professora formada em nível médio, que depois tenha feito curso superior, e pergunte a importância de cada fase de formação para sua atuação como docente. Anote suas percepções.

 Não. Não. Eu entrevistei a professora Marlene ao entrevista-la eu pude perceber que o magistério anda fazendo muita falta, pois naquela época era de graça, daí quando o aluno saia da escola já saia com alguma graduação pra dar aulas, já hoje em dia tem que sair do nível médio e já ir pra faculdade.

Minha entrevistada diz que valeu muito a pena, e o curso superior foi primordial para o seu conhecimento, principalmente na parte da vivencia das disciplinas, onde auxiliaram no desenvolvimento dos alunos de diversas idades, hábitos e comportamentos.

Unidade 2, página 31 – atividade 1

Você conhece, em seu município ou em outro lugar, alguma escola que funcione em tempo integral? Você já ouviu falar dos CIEP's do Rio de Janeiro? Ou dos CAIC's do tempo do ex-presidente Itamar Franco? Você sabe o que significam essas siglas? Pesquise se, no ano passado, sua escola cumpriu com exatidão os duzentos dias letivos, com quatro horas de atividades diárias.

Sim em minha cidade tem a IFMT que oferece cursos técnicos, e superiores. Nunca ouvi falar de nenhum deles.

Como não conhecia nenhum dos dois em pesquisa descobri seus significados.

 CIEPs é: Centros Integrados de Educação Pública.

CAIC's é: Centro de Atenção Integral à Criança.

Sim minha escola no ano de 2012 cumpriu com exatidão  os 200 dias letivos com quatro horas de atividades.

Unidade 3, página 42 – atividade 1

Você é sindicalizado (a)? Seu sindicato luta pelas reivindicações dos funcionários? Quais são elas? Quem são os diretores de seu sindicato? Registre em seu memorial.

 

Não sou sindicalizada porque não contribuo com o sindicato, mas acompanho a luta deles. Sim a luta é grande. Inclusive acabamos de passar por uma greve a maior da história de Mato Grosso que durou em média 65 dias. Dentre as reivindicações estão: melhores condições das escolas, reajuste salarial dobrar o poder de compra em sete anos, realização imediata de concurso público, dentre outras.

Não sei quem são os presidentes dos sindicatos.

Unidade 4, página 50 – atividade 1

Você se sente em processo de educação contínua, permanente? Como? Que conhecimentos e habilidades fazem parte de sua formação como profissional, que não seriam tão necessários em sua ocupação? Vale a pena à gente ter um diploma de advogado e continuar sendo vendedor em banca de jornal? Discuta com os colegas essas questões.

Sim eu me sinto em constante aprendizado. Todos os dias quando saio da minha casa já estou aprendendo algo, com os meus vizinhos ao não deixar o portão aberto, pois poderá entra alguém em minha casa, no transito, ao respeitar a minha vida e a do meu próximo, ao chegar à escola em que trabalho com o guarda, com os alunos com as merendeiras coordenadores na formação continuada com meus demais colegas de trabalho, no profuncionario com meus colegas de cursos e assim por diante. Pra mim todos os tipos de conhecimentos e habilidades são necessários em qualquer área não. Eu acredito que conhecimento nunca é demais e se você tem diploma de advogado, mas por algum motivo não consegue exercer sua profissão, não vejo nada demais em estar em outro cargo. A oportunidade é a gente mesmo quem faz com nossos próprios esforços. E se o mais difícil já conseguiu que foi o diploma, o resto virá com o tempo.

Unidade 4, página 52 – atividade 2

Em sua cidade existe emissora de TV? E de rádio? Em que sentido elas educam os telespectadores e ouvintes? Em sua cidade existem templos de quais religiões? Você freqüenta algum deles? Você percebe que o comportamento e o pensamento das pessoas na igreja são padronizados num certo tipo de educação? Os padres e os pastores têm mais escolaridade que os “fiéis”? Esses aceitariam um chefe analfabeto? Por quê? Registre em seu memorial.

Sim o nome é O POVO NA TV. Também temos. De forma a todos ficarem bem informados ao que acontece na nossa cidade e região. Até onde sei existe da Igreja Católica e da Evangélica acredito que tenha da Espírita também mais não tenho muito conhecimento do assunto. Não freqüento nenhum. Com certeza os pensamentos são padronizados. Pode até alguns padres ou pastores terem mais escolaridade, mas não que seja uma regra. Acredito que aceitariam sim, porque o que eles procuram está mais no conhecimento espiritual, acho que para eles o foco é conhecer a Bíblia e seguir seus mandamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com