TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Relatorio Sobre Difusão Gasosa

Artigo: Pre Relatorio Sobre Difusão Gasosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 3

01- Diga corretamente o que entende por difusão. E o que é urânio enriquecido? E como é o processo de obtenção? Quais as aplicações deste urânio?

Difusão é a passagem de uma substância através de outra. Para os gases, este é um processo relativamente veloz, se comparado com os estados líquidos e sólidos.

Urânio enriquecido é o urânio cujo teor de 235U (urânio-235) foi aumentado, através de um processo de separação de isótopos. O urânio encontrado na natureza, sob a forma de dióxido de urânio (UO2), contém 99,284% do isótopo 238U ; apenas 0,711% do seu peso é representado pelo isótopo 235U. Porém o 235U é o único isótopo existente físsil na natureza em proporções significativas.

O processo de enriquecimento (ou separação de 235Ou) aplica-se depois de ter separado o urânio das impurezas por meios químicos. No método historicamente utilizado a escala industrial, a difusão gasosa, o urânio encontra-se em forma de hexafluoreto de urânio. Depois do enriquecimento, o hexafluoreto de urânio é transformado em plantas químicas especiais em dióxido de urânio, material cerâmico que se utiliza finalmente como combustível no reatores nucleares.

Mas a principal utilidade do urânio enriquecido é gerar energia elétrica. Alguns gramas de urânio enriquecido fornecem energia equivalente à da queima de toneladas de carvão ou de milhões de litros de gasolina.

02- Citar alguns tipos de paredes porosas?

Dependendo da sua estrutura macroscópica as paredes podem ser classificadas em dois tipos principais:

• Paredes que apresentam as estruturas dos microporos abertos; normalmente, estes filmes de separação são empregados em aplicações associadas à ultra- e microfiltração;

• Paredes que se apresentam com estrutura densa não porosa; utilizadas em processos de separação gasosa e pervaporação

03- Em que lei física está baseada o principio da difusão gasosa. Deduzir essa lei em função da densidade e da massa molar do gás.

O principio da difusão está baseada na Lei de Graham, onde a velocidade de difusão de um gás através de outro é inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade do gás, ou, de maneira ampliada, a velocidade de difusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade e à raiz quadrada de sua massa molecular.

04- Por que os gases são difusíveis e expansíveis?

Os gases são difusíveis, não sedimentam nem se aglomeram, chegando a sua divisão ao nível molecular, permanecendo, portanto, intimamente misturados com o ar, sem se separarem por si mesmos. Os gases são altamente expansíveis, pois suas moléculas ocupam todo o espaço disponível. As moléculas estão separadas por distâncias médias grandes se comparadas com suas próprias dimensões e estão em constante estado de movimento. Este movimento explica a capacidade ilimitada de expansão de um gás.

05- Em termos qualitativos, por que as moléculas de gases com baixo peso molecular se difundem mais rápido do que as moléculas de gases com elevado peso moleculares, à mesma temperatura.

Os gases difundem-se facilmente, e são capazes de atravessar as paredes porosas de recipientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com