TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré relatório 1 de física 1

Por:   •  11/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Catarinense (Campus Luzerna)

Aluno (a): Daniela Iagher Dildey

Curso: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Componente Curricular: Física Experimental I A (30 h)

Ano / Semestre: 2014/1

Experimento N° 1 – TEMPO DE REAÇÃO

Segundo Schmidt & Wrisberg (2001) “Tempo de reação é o intervalo de tempo que decorre entre apresentação de um estímulo até o início da resposta da pessoa. O tempo de reação também representa o tempo que um indivíduo leva para tomar decisões e iniciar ações, portanto, representa uma medida do indicador da velocidade de processamento de informação, sendo assim, é uma das medidas mais importantes da performance humana em muitas situações”.

Assim podemos classificá-lo em dois tipos principais o auditivo e o visual. O tempo de reação auditivo, que pode ser exemplificado no atletismo, quando o atleta ouve o sinal ele recebe um estímulo, o tempo de reação deste atleta tem início quando ele ouve o sinal e termina quando ele executa uma resposta a este estímulo, no caso, começa a correr.

O tempo de reação visual pode ser definido pelo espaço de tempo que uma pessoa recebe um sinal visual, como um carro freando de uma hora para a outra, até quando ela executa a reação, pisando no freio do carro.

Para determinar o nosso tempo de reação é possível realizar diversos experimento como, cronometrar várias vezes o tempo de reação entre o recebimento de um estímulo, seja ele visual ou auditivo, fazer uma média entre os resultados e descobrir um resultado aproximado.

Outro método bastante famoso para determinar nosso tempo de reação é quando dois alunos seguram uma régua de 30cm e um deles a solta sem aviso (estímulo visual) enquanto o outro fecha os dedos para pegá-la, para determinar o outro tempo (estímulo auditivo) o aluno não estaria olhando para a régua e o colega diria “já” e a partir disso o aluno teria que pegar a régua.

Bibliografia:

  • http://www.efdeportes.com/efd93/voleib.htm dia 14 de março de 2014, às 17:39.
  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYpMAB/tempo-reacao-humana dia 14 de março de 2014, às 17:25.
  • http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/como-medir-tempo-reacao-694230.shtml dia 14 de março de 2014, às 17:30.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com