TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preenchedores Cutâneos

Projeto de pesquisa: Preenchedores Cutâneos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

PREENCHEDORES

Histórico

O homem já utiliza substâncias para o tratamento cosmético há milhares de anos. Inicialmente essas substâncias consistiam de pigmentos de fonte animal e vegetal aplicados topicamente. Com o advento da anestesia e com a melhora nos procedimentos cirúrgicos, na metade do século XIX, os procedimentos estéticos se tornaram cada vez mais invasivos. Inicialmente a gordura era enxertada para preencher volumes após traumas. No século XX, a gordura autóloga se transformou no preenchedor mais comum. Entretanto, retirar a gordura e transplantá-la é um procedimento invasivo, demorado e que, em muitos casos, não tem efeito duradouro.

Com a demanda crescente por procedimentos estéticos que iniciou nos anos 70, a pesquisa na produção de colágeno resultou numa formulação de colágeno bovino que pode ser colocada numa seringa e aplicada num determinado paciente para tratamento de linhas, sulcos e rugas. A natureza temporária do implante com colágeno bovino e a necessidade de duplo teste cutâneo antes de seu uso levaram a continuada pesquisa na procura de um produto cujas características se aproximassem do que se considera como implante cutâneo ideal.

Dentre todas as substâncias que surgiram tentando englobar a maior parte das características citadas, os hilanos – derivados dos ácido hialurônico – são as substâncias preenchedoras que se enquadram melhor nessas características.

Tipos de preenchedores

1. Absorvíveis ou não permanentes

A. Curta duração: geralmente com duração de até um ano, o efeito é temporário e induzem pequeno processo inflamatório. Exemplos: colágeno, ácido hialurônico.

B. Curta duração ou semipermanentes: geralmente com duração entre um e dois anos, também apresentam efeitos temporários, porém com maior duração devido à formação de colágeno resultante de processo inflamatório mais intenso e prolongado. Os preenchedores com microesferas absorvíveis estão nessa categoria.

2. Permanentes ou não absorvíveis

Em geral, apresentam efeito permanente, definitivo. Também englobam os preenchedores com microesferas não absorvíveis.

O colágeno, ácido hialurônico, e os preenchedores sintéticos com microesferas são os mais utilizados, porém existem outros tipos como:

 Ácido poli-L-láctico (PLLA): estimula a formação do colágeno, é um polímero sintético produzido a partir da fermentação da dextrose (açúcar) do milho;

 Gel de poliacrilamida: tem capacidade de reter água, pois são compostos por altas quantidades de água e pequenas quantidades de gel de poliacrilamida, formando um gel com características viscoelásticas;

 Hidroxiapatita de cálcio: substancia natural do organismo, um componente presente nos ossos e dentes;

 Gordura autóloga: obtida do próprio paciente através da lipoaspiração de determinadas regiões do corpo;

 Polimetilmetacrilato (PMMA): aloplástico permanente, utilizado em próteses cirúrgicas ortopédicas, em preenchimento de rugas profundas como sulco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com