TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação De Emulsão Escabicida

Artigos Científicos: Preparação De Emulsão Escabicida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 3

Ana Clara da Rocha Sousa

Preparação de Emulsão Escabicida

Observação da realidade

Um paciente chega a uma clínica dermatológica e é diagnosticado com escabiose, dermatose comum, contagiosa, com maior expressão noturna, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.

O dermatologista, sabendo que, o benzoato de benzila é um escabicida e pediculicida, correspondente ao éster fenilmetílicodo ácido benzóico, bastante eficiente no tratamento contra essa enfermidade, o escolhe como princípio ativo para a formulação da medicação na forma de emulsão. Seu mecanismo de ação provável é a atuação no sistema nervoso do parasita, causando sua morte. É relativamente pouco tóxico, mas pode irritar a pele e os olhos, porém não há provas de que ele seja absorvido através da pele em quantidades suficientes para causar toxicidade sistêmica. Quando absorvido, sofre hidrólise rápida, originando ácido benzóico e álcool benzílico, e este, por oxidação posterior, transforma-se também em ácido benzóico, que é conjugado com a glicina para a síntese do ácido hipúrico.

Depois de prescrita a medicação o paciente vai à uma farmácia de manipulação para que o farmacêutico dê início ao preparo.

Pontos-Chave

Emulsão. Escabicida.

Teorização

Uma emulsão é um sistema de duas fases preparado pela combinação de dois líquidos imiscíveis, um dos quais é disperso uniformemente no outro, consistindo em glóbulos que têm diâmetros iguais ou maiores que os diâmetros das maiores partículas de colóide. O líquido que está disperso em pequenas

gotas é chamado de fase dispersa, interna ou descontínua; enquanto que o outro é o meio de dispersão, fase externa ou descontínua (GENNARO, 2004).

A estabilidade das emulsões é garantida com o uso de agentes emulsificantes, geralmente substâncias tensoativas. As emulsões podem ser pastosas ou líquidas, como as loções, destinadas ao uso externo ou interno, devendo ser sempre agitadas antes do uso. A emulsão é muito utilizada para mascarar características desagradáveis como odor e

sabor. Outro uso muito corrente é no preparo de cosméticos a fim de conferir-lhes sensações de boa qualidade.

Hipóteses de solução

Dada a formulação prescrita a seguir, segue- se o preparo.

Benzoato de benzila ------------------------------------2,5cm³

Ácido Esteárico -----------------------------------------5g

Trietanolamina-------------------------------------------1,2g

Essências de rosas---------------------------------------q.s

Água detilada---------------------------------------------100cm³

PREPARO

• Fase 1: Colocar a trietanolamina, que funciona como um agente alcalinizante, em pequena quantidade de água em um béquer.

• Fase 2: Em outro béquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com