TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação Do Propanal

Artigos Científicos: Preparação Do Propanal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 4

PREPARAÇÃO DO PROPANAL

INTRODUÇÃO

Aldeídos são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional

O grupo funcional dos aldeídos é denominado aldoxila, metanoila ou formila.

Obtidos através da oxidação de álcoois primários em meio ácido ou de sua desidrogenação catalítica em presença de cobre. Um exemplo de formação de aldeído:

Os aldeídos de maior peso molecular são muito utilizados na indústria de cosméticos.

A fórmula bruta desses compostos mostra que o aldeído corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos. A nomenclatura oficial consiste em substituir o "o" dos hidrocarbonetos correspondentes por "al". Nos compostos que apresentam ramificações, considera-se como base a cadeia mais longa, iniciando-se nela a numeração. Geralmente, os aldeídos mais simples são designados a partir dos ácidos carboxílicos correspondentes. Assim, o composto derivado do ácido butírico é chamado de aldeído butírico ou de butiraldeído.

O número de carbonos dos aldeídos influi em suas propriedades. O odor dos que têm baixo peso molecular é irritante, mas, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável; os que possuem de 8 a 12 átomos de carbono são usados em perfumes sintéticos. O ponto de ebulição também se eleva com o aumento do peso molecular, mantendo-se, porém, mais baixo que o dos álcoois com o mesmo número de carbonos. A alta solubilidade em água dos aldeídos de baixo peso molecular diminui rapidamente à medida que o número de carbonos aumenta: os aldeídos aromáticos são insolúveis em meio aquoso.

O propanal É uma substância que pertence ao grupo funcional aldeído de fórmula molecular C3H6O. Contém um grupo carbonila - grupo no qual um átomo de carbono tem uma ligação dupla com o oxigênio. O carbono ligado ao grupo carbonila também está ligado a um átomo de hidrogênio. Também pode ser chamado de propionaldeído.

Neste experimento, o objetivo será obter um aldeído (propanal) através da oxidação de um álcool primário propanol.

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais:

- Balão de destilação 250ml;

- Condensador;

- Proveta

- Tubo de ensaio

- Rolha (cortiça);

- Becker;

- Funil;

- Funil de separação;

- Pedrinhas de porcelana;

- Manta aquecedora;

- Bastão de vidro;

- Balança de precisão;

- Placa aquecedora

Reagentes:

- Álcool propílico (C3H8O) – d= 0,8g/mL

- Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4)

- Dicromato de potássio (K2Cr2O7)

- Água Destilada

- Nitrato de Prata (AgNO3) 5%

- Hidróxido de Sódio (NaOH) 10%

- Hidróxido de Amônia (NH4OH)

METODOLOGIA

Em um becker colocou-se 10mL de água destilada. Pipetou-se 5ml de H2SO4 e em seguida adicionou-o no béquer com a água cautelosamente resfriando até a temperatura ambiente. Foi acrescentado álcool propílico a mistura e então a transferiu para o balão de destilação. Colocou-se pedrinhas de porcelana porosa no mesmo. Após isso, acoplou-se o balão no sistema de aquecimento. Logo, adaptou-se um funil de separação na extremidade superior e um condensador no tubo lateral do balão. Em uma balança, foram medidos 14,7g de dicromato de potássio e logo o mesmo foi adicionado em um becker juntamente com 75ml de água, preparando assim uma solução oxidante. Após o resfriamento, a solução foi transferida para o funil de separação.

Ligou-se a manta aquecedora e abriu-se a torneira do funil de separação. A mistura foi adicionada ao balão e se manteve em ebulição (mas sem haver destilação). Depois que a mistura foi totalmente adicionada, desligou-se lentamente a manta. Como o rendimento foi pequeno, não foi necessário fazer a separação do aldeído.

Teste com Reativo de Tollens

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com