TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo E Padronização De Solução De 0,1mol/L De NaOH

Pesquisas Acadêmicas: Preparo E Padronização De Solução De 0,1mol/L De NaOH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A volumetria de neutralização baseia-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água. Com soluções padrões ácidas podem ser titulados substâncias de caráter alcalino, com soluções padrões alcalinas são tituladas substâncias de caráter ácido. O reagente titulante é sempre um ácido forte ou uma base forte.

A volumetria de neutralização também inclui as chamadas titulações de deslocamento, em que o ânion de um ácido fraco é deslocado de seu sal mediante titulação com ácido forte ou, então, o cátion de uma base fraca é deslocado de seu sal mediante titulação com uma base forte. Comumente, o ponto final, na volumetria de neutralização é identificado com o auxílio de indicadores de pH. Esses indicadores são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas, que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transição.

Nesta prática preparamos e fizemos a padronização de solução de 0,1mol/L de hidróxido de sódio (N_a OH), também conhecido como soda cáustica que reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro. É uma base forte e por isso reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) gerando sais e água. Ao adicionarmos a fenolftaleína, que é um indicador base/ ácido e em contato com o hidróxido de sódio que é uma base fica rosa.

Objetivo

O objetivo desta prática é preparar e padronizar uma solução padrão de 0,1mol/L de N_a OH. Assim estaremos titulando uma solução ácida com uma base forte, verificando o efeito da escolha do indicador no resultado das titulações. Por consequência podemos calcular através da média das concentrações resultantes o fator de correção.

Método Experimental

Materiais Utilizados

Roteiro Experimental

Informações gerais:

1- No preparo da solução de N_a OH, deve-se eliminar o 〖CO〗_2, mediante a ebulição da água por alguns minutos;

2- As soluções perdidas de N_a OH devem ser armazenadas em frascos de polietileno ou de vidro mais resistente (a base de borossilicatos);

3- O biftalato de potássio deve ser dessecado a 110C antes de ser pesado.

A) Preparo da solução de Hidróxido de Sódio 0,1mol/L.

1- Pesar, aproximadamente 1,2 g de N_a OH p.a. e dissolver em cerca de 200mL de água destilada fria, previamente fervida, em Becker de 500mL;

2- Transferir todo o volume para um balão volumétrico de 250mL e completar com água destilada recentemente fervida. Homogeneizar a solução;

3- Guardar a solução em frasco de polietileno limpo e lavado com pequena porção da solução preparada. Rotular a solução.

B) Padronização da solução de Hidróxido de Sódio 0,1mol/L.

1- Pesar 0,5000 a 0,8000 gramas de Biftalato de potássio, previamente seco em estufa, em um Erlenmeyer de 250mL. Preparar duas porções.

2- Dissolver cada porção em 25mL de água destilada e adicionar 2-3 gotas de fenolftaleína;

3- Titular com a solução de N_a OH 0,1 mol/L até a viragem do indicador;

4- Repetir a titulação com a outra porção de biftalato.

C) Padronização da solução de Hidróxido de sódio 0,1mol/L.

1- A partir da massa do biftalato de potássio e do volume de N_a OH gasto na titulação, calcular a concentração em quantidade de matéria exata da solução.

2- A partir da concentração média, calcular o fator de correção para a solução de 0,1mol/L.

3- Ajustar a concentração se necessário.

Resultado e Discussão

Reação: N_a OH + KHC_8 H_4 O_4 → C_8 H_4 O_4 N_aK + H_2 O

Dados: M_(N_a OH) = 0,1 mol/L e m_(KHC_8 H_4 O_4 )=0,5000 a 0,6000 g

M: concentração molar em mol/L

m: massa em g

MM: massa molecular g/mol

V: volume em L

Preparação da Solução de 0,1mol/L de N_a OH

O hidróxido se sódio não é um padrão primário e por isso, fez-se necessário preparar uma solução de concentração próxima à desejada, e em seguida determinar a verdadeira concentração da solução por meio de uma titulação com o reagente padrão primário biftalato de potássio.

A massa necessária para preparar 250mL de solução de 0,1mol/L de N_a OH foi calculada da seguinte maneira:

M_(N_a OH)= m_(N_a OH)/(〖MM〗_(N_a OH)×V_(N_a OH) )=>m_(N_a OH)=0,1×40×0,25=1,0 g

Assim pesou-se aproximadamente 1,0 g de N_a OH e preparou-se a solução reservando em seguida em um balão volumétrico de 250mL.

Padronização da Solução de 0,1mol/L de N_a OH com KHC_8 H_4 O_4

Em seguida pesou-se a massa de biftalato de potássio em torno de 0,5000g e 0,6000g transferindo-o para o erlenmeyer de 250mL. Completou-se com 25mL de água destilada e adicionou-se 2-3 gotas de fenolftaleína homogeneizando a solução. Por final titulamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com