TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PREPARO DE SOLUÇÕES EM MOL POR LITRO

Por:   •  15/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo

Campus Caraguatatuba

Disciplina: Química geral e experimental

Prática(s): Prática 2

Data da entrega do relatório: 22/03/2017

PREPARO DE SOLUÇÕES EM MOL POR LITRO

Componentes do grupo

Nome: Bruno Fiszuk Borges Prontuário: 1701142

Nome: Gabriel Luiz Silva Breschi Prontuário: 1704516

INTRODUÇÃO

Solução é uma mistura homogênea entre solvente e soluto. O solvente mais comumente usado é a água, porem existem vários outros tipos de solvente, como o tinner, ou o álcool, por exemplo. As soluções podem variar de estado físico, dependendo de agentes externos. Temos as soluções sólidas, gasosas e liquidas.

A quantidade de solvente e soluto pode variar. Essas variações levam nomes, como a solução diluída (que seria uma solução com menor quantidade de soluto, em relação ao solvente), a solução concentrada (que é o oposto da diluída), a solução saturada (que como o nome já diz, está saturada de soluto em relação ao solvente), e a solução supersaturada (que está mais saturada que a solução saturada).

Quanto a natureza das partículas, podemos ter soluções moleculares, onde as partículas são dissolvidas, e as soluções iônicas, onde as partículas dissolvidas são íons.

Concentração de soluções: A concentração de uma solução pode ser expressa pela relação quantidade de soluto/quantidade de solvente ou de solução. A unidade mais utilizada no preparo de soluções e a Concentração em mol/L. Esta unidade representa o número de mols de um soluto contidos em um litro de solução. O cálculo é dado por:

M = n / V

Onde: M = concentração em mol/L; n = nº de mols do soluto e V = volume da solução, em litros,

O número de mols de soluto também pode ser calculado por:

n = m / MM

Onde: m = massa de soluto e MM = massa molecular do soluto.

Quando acrescentamos água numa solução, utilizamos a seguinte fórmula:

M1.V1 = M2.V2

A molaridade comum (M) pode ser substituída por concentração comum (C).

OBJETIVOS

O objetivo da prática foi entender e estudar o conceito da solução em mol por litro, aprender a preparar soluções a partir de solutos sólidos, a fazer diluições e a misturar soluções, resultando em uma solução homogênea.

METODOLOGIA OU PARTE EXPERIMENTAL

Foi realizado quatro experimentos, para a realização destes foram utilizados os seguintes materiais: Béqueres de 50 e 100ml, uma pipeta graduada em 25ml, um bastão de vidro, um balão volumétrico de 100ml, um vidro de relógio, uma pera, uma pisseta, um conta gotas, uma espátula de plástico, água destilada, CuSO4, NaOH e uma balança de precisão.

O primeiro experimento foi a preparação de 100ml de solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4) 0,1 mol L-1, onde para a preparação da solução de CuSO4 foi necessário encontrar a Massa molecular, somando a massa de cada componente (Cu, S e O4), dividindo a massa de 159,6 por 0,01 que é o número de mols. Sabendo que a m=MM.n, a massa de CuSO4 corresponde a 1,596gramas. Pós descoberto a massa, pesa-se o material na balança de precisão, usando o vidro de relógio como recipiente para o material e transferida para um Béquer de 100ml. Dissolvemos a massa com água destilada, sendo adicionada aos poucos e transferida para o balão volumétrico, lavando o Béquer até que todo o soluto fosse transferido para o balão. Logo depois, completamos o volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com