TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo Da Solução De NaOH 1 Mol/L

Artigos Científicos: Preparo Da Solução De NaOH 1 Mol/L. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  2.096 Visualizações

Página 1 de 3

POLO PIRAÍ

Licenciatura em Química

2014/1

Química B

TUTOR: Pedro Paulo

Pratica I

Preparo da Solução de NaOH 1 mol/L

Rosa Maria Santini Prado

13111070033

I – Introdução: . Uma solução é uma mistura homogênea de espécies químicas dispersas numa escala molecular. De acordo com esta definição, uma solução é constituída por uma única fase. As soluções podem ser gasosas, líquidas ou sólidas.(Fundamentos de Físico Química – Gilbert Castellan). Concentração é o termo usado para designar a quantidade de soluto dissolvida em uma determinada quantidade de solvente. Normalmente expressamos a concentração de maneira quantitativa como mol L-1. Um método de se preparar soluções de concentração desejada é realizar a pesagem de certa massa de substância e conveniente diluição. As soluções preparadas devem ser armazenadas em frascos apropriados conforme o tipo de solução como, por exemplos e a solução é sensível à ação da luz, deve-se armazenar em frasco âmbar. Os frascos devem ser identificados com rótulos, que devem conter o nome, a concentração da solução, a data da preparação, nome ou iniciais do preparador.

II - Objetivos: Desenvolver o conceito de preparação de solução efetuando os cálculos necessários de quantidade de soluto necessários para preparar volume especificado de solução com concentração determinada. Manusear materiais para o preparo da mesma reconhecendo a importância da atenção e cuidados no manuseio de materiais, reagentes para o preparo da solução desejada e os cuidados específicos para armazenagem de cada tipo de solução.

III – Materiais:

Vidrarias:

 Becher de 500 mL

 Vidro de relógio

 Balança analítica

 Espátula

 Bastão de vidro

 Balão volumétrico 500 mL

 Termômetro

Reagentes:

• NaOH

IV – Procedimento:

• Inicialmente foram feitos os cálculos para se obter a massa do NaOH necessária para o preparo de 500 mL de solução 1M.

• Num bécher de 500 mL, colocar 450 mL de água destilada e medir a temperatura.

• Pesar em balança analítica, massa de 20g de NaOH, sobre um vidro de relógio.

• Dissolver o NaOH na água destilada,usando bastão de vidro ( Nunca use o termômetro para essa finalidade.) 1 minuto após a dissolução medir a temperatura.

• Transferir a solução para balão volumétrico de 500 mL, completar o volume com água destilada .

• Agitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com