TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo De Uma Solução Aquosa De NaOH

Monografias: Preparo De Uma Solução Aquosa De NaOH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substancias e podem ser encontradas em um dos três estados da matéria, pode ser sólido líquido e gasoso. Já o solvente é o que consiste numa substância geralmente líquida, que dissolve outra substância ou substâncias formando-se uma solução. Os solventes podem ser classificados quanto à sua polaridade. Uma grande maioria das soluções é no estado liquido. Soluções liquidas são formadas pela dissolução de um gás , sólido em um liquido e somente liquido, a solução é chamada de aquosa quando o liquido contido nela é água. Uma quantidade de soluto dissolvido em uma unidade de volume ou de massa do solvente ou da solução é denominada concentração, as propriedades das soluções dependem da concentração. No caso nesse experimento, a concentração utilizada foi concentração em mol/L, que indica a quantidade de mol do soluto para cada litro de solução.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi preparar uma solução aquosa de NaOH que também é conhecida como soda caustica que estava no béquer. Dissolver com água destilada, calcular a massa de necessária para preparar uma solução aquosa de 250mL e obter uma solução de NaOH 0,1 mol.

Materiais e Reagentes

Os matérias utilizados foram: Reagentes utilizados:

Balão volumétrico de 250 mL NaOH

Béquer de 50 mL Água destilada

Bastão de vidro

Pisceta com água destilada

Balança analítica

Procedimento

O procedimento desse trabalho foi calcular a massa de NaOH necessária para o preparo de 250 mL de solução depois disso, pesamos quantitativamente em um béquer de 50 mL bem limpo e seco com a massa de NaOH previamente seca. Logo após dissolvemos o NaOH que estava no béquer água destilada e com o auxílio de um bastão de vidro transferimos com cuidado para não derramar para um balão volumétrico, após isso lavamos o béquer e o bastão de vidro com água destilada e transferir o liquido da lavagem para o balão . Com a ajuda de uma pisceta, completar o volume de água destilada até a marca de aferição do balão, fazendo o acerto do menisco da marca, com a pipeta de Pasteur tampar o balão volumétrico e misturar a solução, invertendo o balão por no mínimo 20 vezes depois transferimos a solução para o frasco do nosso grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com