TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevençao Da Saude

Monografias: Prevençao Da Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Programa de Prevenção e Promoção da Saúde

1. LEVANTAMENTO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO PARA ESCOLHER PROGRAMA

É importante realçar o perfil epidemiológico do problema que merece o programa:

Ex.: Programa hipertensos: qual a distribuição dos hipertensos por área,idade, sexo, etc.

Ex.: Acidentes por material biológico: qual a ocorrência de acidentes deste perfil, distribuição, principais condições para o acidente, etc.

2. JUSTIFICATIVA PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

O Sedentarismo é a falta ou a diminuição da atividade física, portanto isto acarreta um grande risco a saúde, no qual esta associado ao aumento da incidência de diversas doenças,como: Obesidade, Diabetes, Aumento do Colesterol Ruim (LDL), Depósito de gordura nas artérias, Hipertensão Arterial, e Infarto agudo do Miocárdio, portanto o Sedentarismo esta relacionado nas principais causas de morte no Brasil.O exercício físico atua diminuindo o stress emocional, reduzindo a gordura corporal, aumentando a massa muscular e a densidade óssea, melhorando o desempenho do sistema cardiorrespiratório, ativando o metabolismo dos nutrientes, modulando o sistema imunológico e proporcionando aptidão física para uma boa qualidade de vida.Estudos revelam que a atividade física regular – diferente de medicamentos, vitaminas, etc – é o único fator, até hoje comprovado cientificamente, que concorre para um envelhecimento saudável.

No entanto com a Implantação deste Programa contra o Sedentarismo na Empresa Comércio Varejista, os Trabalhadores além de ganhar mais qualidade de vida, estará prevenindo doenças cardiovasculares no qual podem trazer danos graves em sua saúde.

3. OBJETIVO DO PROGRAMA

Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade, e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

4. POPULAÇÃO-ALVO

Serão Atendidos todos os funcionários da Empresa Comércio Varejista, e seus dependentes interessados nas ações do presente programa.

5. FORMA DE CAPTAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA

O Atendimento é realizado na empresa. Os participantes são submetidos à avaliação clinica e nutricional e são solicitados os exames necessários. São marcados retornos para a semana seguinte, em que são avaliados os exames bioquímicos pelo médico e nutricionista, tomando-se as medidas cabíveis. Os participantes que não apresentaram nenhum fator de risco para Doenças Cardiovasculares, recebem orientações gerais e uma cartilha, reforçando a importância de um estilo de vida saudável e recebem alta. Já aqueles participantes que apresentaram riscos passíveis de intervenção clínica e/ou nutricional, retornam ao serviço para o estabelecimento de um esquema de acompanhamento que é determinado individualmente. Aqueles que necessitam de intervenção nutricional retornam ao serviço de dietoterapia 15 dias após a primeira semana de atendimento, e a partir daí mensalmente.

6. LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

Este Presente programa de Promoção/Prevenção da saúde contra o Sedentarismo será realizado na própria empresa Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios Insinuantes, que se encontra no endereço abaixo:

End: Avenida Guilherme Campos 500, Jd. Santa Genebra – Campinas/SP – Brasil

Local:

7. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA

• Terá avaliação ou consulta prévia?

• Palestras?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com