TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previsão de Demanda e Planejamento Comercial

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Comercial

Graziele Diniz Miranda

Previsão de Demanda e Planejamento Comercial

São Paulo

2014

Graziele Diniz Miranda

Enunciado: Produção de bicicletas cai 11,8% no primeiro bimestre SÃO PAULO – A produção de bicicletas recuou 11.8% no primeiro bimestre deste ano, segundo Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

São Paulo

2014

  1. Quais seriam as principais atividades para iniciar o plano?

De acordo com o enunciado vemos uma queda na produção e vendas de bicicletas nacionais no Brasil e um aumento das importações de bicicletas da China.

Neste cenário e visando o dinamismo do mercado atualmente, a aplicabilidade de estratégias de previsão de demanda é indispensável para se obter resultados positivos e em consequência obter maior competitividade frente a um mercado cada vez mais exigente.

Dentro desse pensamento a primeira ação a ser providenciada é entender o porquê os consumidores estão preferindo adquirir um produto importado, quais os diferenciais que está sendo considerado pelo consumidor para efetuar está escolha. Fazer uma análise dos custos de produção, com o objetivo de avaliar se preço e a qualidade dos nossos produtos estão sendo praticados de forma certa, definir a política de preços da organização. Avaliação do tempo de fluxo da tarefa, através da Estratégia de Perseguição, trabalhando com um estoque menor irá gerar maior economia para empresa.

A análise de Pareto ou Curva ABC, irá verificar quanto e quais modelos de bicicleta devem ser foco produção, aprimorando todo o processo de fabricação.

A situação econômica do país deve ser levada em consideração, portanto o histórico de queda de vendas do mercado em fevereiro de 54,8 mil unidades, apesar das ações para maximizar o processo de produção e as ações integradas com as demais áreas eu provisionaria um aumento de 8% pois estaríamos praticando o processo Make-to-stok

2. Quais seriam as áreas que estariam mais fortemente envolvidas na elaboração do Plano?

As áreas mais envolvidas na elaboração no plano de vendas e operações é primeiramente a área de marketing, ela irá desenvolver a pesquisa relacionada ao cliente, buscando entender o perfil, as preferencias e na elaboração da comunicação do produto, a melhor forma de comunicar o valor das bicicletas produzidas no Brasil. Área de vendas, através de seus conhecimentos e histórico irá estimar a venda dos principais modelos de bicicletas. Produção, através da estimativa do comercial, ela irá analisar seus processos de produção, a quantidade de funcionários necessários, quantas horas trabalhadas serão necessárias, levantar qual será as quantidades de insumos a ser comprados etc.  

Recursos humanos com base na estimativa de produção irão levantar os custos das novas contratações, entrevistas, as horas adicionais trabalhadas e possíveis demissões.

Financeiro irá avaliar e dar o aval final se será viável arcar com os custos de contratação, sobre os valores para a compra de insumos, prazos de pagamentos, analisará se os custos desses valores estão de acordo com o orçamento e se for necessário levará as informações para a diretoria/presidência aprovar ou não.

A logística desempenhará um importante papel para que todos os pedidos sejam entregues, sem que gere qualquer atraso, eles elaboraram um plano de rotas e horários adequados para cada região, Estado ou Município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com