TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Contribuições Das Leituras Realizadas Para O Encontro De Metodologias De Monitoramento E De Avaliação De Projetos Sociais.

Trabalho Escolar: Principais Contribuições Das Leituras Realizadas Para O Encontro De Metodologias De Monitoramento E De Avaliação De Projetos Sociais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

O interesse pelos modelos abstratos de crescimento afinal revelou-se estéril e esta foi uma das razões que levaram o problema central do desenvolvimento econômico a uma posição secundária na teoria econômica neoclássica. Não obstante toda essa prioridade dada socialmente ao desenvolvimento econômico, não obstante ser ele um dos cinco objetivos políticos fundamentais das sociedades modernas ao lado da segurança, da liberdade, da justiça social e da proteção da natureza, no ensino da economia nas universidades ele tem um papel muito mais modesto.

Se examinarmos os cursos e os textos de teoria econômica atuais, veremos que o espaço dedicado ao estudo do desenvolvimento econômico é pequeno. Durante um certo tempo, os economistas neoclássicos dedicaram-se a calcular o resíduo da função de produção de Solow que foi identificado como a medida da produtividade: a produtividade total dos fatores. Esgotados esses exercícios que afinal eram fúteis, porque não há progresso técnico sem acumulação, esses economistas se viram sem instrumentos para compreender os processos reais de desenvolvimento, e acabaram por abandonar ou colocar o tema em segundo plano.

Um aspecto curioso dessa divisão entre uma teoria do desenvolvimento e outra do crescimento econômico proposta pelos neoclássicos é que ela veio de encontro com a proposta de uma parte dos próprios economistas da teoria econômica do desenvolvimento de distinguir desenvolvimento de crescimento econômico. Isto talvez se explique porque os extremos se tocam. Ou porque para uns foi uma forma de salientar o conteúdo histórico de transformações estruturais, culturais e institucionais, e para outros, uma forma de esvaziar desse conteúdo o fenômeno real que estudavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com