TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DE PROJETOS PARA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DE PROJETOS PARA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O Brasil é um país potencialmente promissor economicamente, haja vista, sua riqueza natural, capacidade produtiva de sua população e o seu grande mercado consumidor. O que nos falta a meu ver, são de fato, projetos sérios e gestores, sobretudo, bem intencionados, com o devido preparo profissional para produzir o crescimento e distribuir devidamente a renda, diminuindo assim a grande desigualdade social existente neste país.

É fato que temos avançado no que se refere aos mecanismos de controle social das relações estatais. Podemos citar aqui vários mecanismos surgidos com esse intuito nos últimos anos, tais quais: a LRF-Lei de Responsabilidade Fiscal; a Lei de Acesso as Informações no Serviço Público, o conceito de OP-Orçamento Participativo.

Porém, existe um fator que é preponderante e que devemos perseguir para tornar mais efetiva nossa participação nas ações do Estado. Nesse ínterim refiro-me à consciência de nosso povo, tanto dos agentes do poder constituído como do povo em geral.

Aos agentes, me refiro no sentido de que, visem de fato, o interesse público, estes devem promover, sobretudo, a legalidade em suas ações junto às suas atividades institucionais, perseguir incansáveis a moralidade efetiva para o alcance das metas propostas.

Em relação à população, acredito que esta, deva exercitar mais a sua participação nas atividades do governo. A obrigação não deve se esgotar no momento do voto, e sim, sobretudo, persistir durante todo o mandato eletivo, e quiçá além, para que dessa forma, possa desestimular atos ímprobos e desonestos dentro da atividade estatal e até paraestatal.

Dessa forma, são de importância substancial a profissionalização dos agentes públicos e transparência na gestão pública. Assim, a própria população, mais consciente, com habitualidade na participação das ações públicas poderá fiscalizar e de certa forma coibir práticas mal sucedidas no gerenciamento de projetos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com