TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais problemas econômicos

Seminário: Principais problemas econômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Seminário  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Nas bases de qualquer comunidade se encontra sempre a seguinte tríade de problemas econômicos básicos:

O que produzir? Isto significa quais produtos deverão ser produzidos (carros, cigarros, café, vestuários, etc.) e em que quantidades deverão ser colocadas à disposição dos consumidores.

Como produzir? Isto é, por quem serão os bens e serviços produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo técnico.

Para quem produzir? Ou seja, para quem se destinará a produção, fatalmente para os que têm renda.

É muito fácil entender que: QUAL, QUANTO, COMO e PARA QUEM produzir não seriam problemas se os recursos utilizáveis fossem ilimitados. Todavia, na realidade, existem ilimitadas necessidades e limitados recursos disponíveis e técnicas de fabricação. Baseada nessas restrições, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção.

Esse fator e a resposta dessas perguntas estão intimamente ligados à Gestão da produção, da economia e é claro da Gestão Financeira, pois como visto anteriormente, para produzir precisa-se investir e para investir é preciso planejamento e recursos. Sendo assim, a Gestão Financeira vem dar suporte na economia.

Apresentando agora uma divisão clássica da economia, a microeconomia e a macroeconomia, será verificado que, por maiores que sejam as diferenças entre elas, a Gestão Financeira está presente e com alto grau de importância.

Genericamente, a microeconomia é concebida como o ramo da Ciência Econômica voltada ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e/ou famílias (estas desde que caracterizadas por um orçamento único), ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos, e ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

Desta maneira distingue-se da macroeconomia, porque esta se interessa pelo estudo dos agregados como a produção, o consumo e a renda da população como um todo.

A bifurcação da Ciência Econômica nesses dois grandes ramos, isto é, a macroeconomia e a microeconomia, data dos primórdios da década de 1930.

Ambos os segmentos gravitam em torno do problema da limitação e do caráter finito dos recursos produtivos em face das necessidades vitais da civilização, infinitas e ilimitadas, subjacentes ao ser humano, problemática essa que embasa e justifica a razão da existência da economia como ciência. Entretanto, a micro e a macroeconomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com