TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais problemas econômicos

Tese: Principais problemas econômicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Principais Problemas Economicos :

- O que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir?

Com relação o que produzir, inicialmente temos que fazer uma análise (estudo) total da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda apenas interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos definir qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que dimensões serão colocadas à disposição da sociedade. A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é por meio da demanda. Isto porque com este fator podemos estudar a conduta da coletividade, ou seja, saber quais produtos estão atendendo as necessidades humanas no mercado e em que proporções.

Outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão justapostos durante o processo de produção. Alguns fatores como: Matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra qualificada (especializada – Divisão do Trabalho). Primeiramente, temos que observar que a maioria dos recursos que a natureza dispõe ao homem é insuficiente.

O próximo desafio da Economia é definir “para quem produzir”, ou seja, para quem serão direcionados os bens econômicos produzidos. Um dos principais fatores nessa questão será o ”Preço”. Quanto maior a oferta, menor será a demanda ou quanto menor a oferta maior será a demanda. Neste caso concluímos que o preço é o fator de restrição, exceção em uma economia de mercado.

Resumindo, podemos concluir que os problemas fundamentais da economia estão todos conectados como se fossem um anexo de órgãos do nosso corpo. Sempre mantendo um equilíbrio para sustentar a sociedade.

OS PRINCIPAIS SISTEMAS ECONÔMICOS:

- Capitalismo:

A atual fase do capitalismo ganha o nome de capitalismo financeiro. A atividade bancária, ou seja, empréstimos de dinheiro a juros prevalecem. Todas as outras atividades dependem dos empréstimos bancários. A moeda tornou-se a principal "mercadoria" do sistema.

Todos os países são distintos uns dos outros, mas os capitalistas apresentam algumas características parecidas.

Estrutura de propriedade: predomina-se a propriedade privada. Sobretudo, em alguns países o Estado também é dono de alguns meios de produção; opera como capitalista principalmente em setores básicos e de infraestrutura.

Em relação de trabalho: o trabalho assalariado é dominante. Mas em muitas regiões subdesenvolvidas e rurais ocorrem relações de trabalho ilegais, como a escravidão, ou trabalho forçado por dívida.

Objetivo: o único objetivo é ter constantemente a aquisição de lucro, não importando quem perca com isso. As empresas estatais recebem ajuda de subsídios do governo, dificultando a falência, visto que se uma empresa privada atuar no vermelho, ela pode falir.

O capitalismo é fundamentado na lei da oferta e da procura que funciona da seguinte maneira: se houver mais oferta do que procura os preços tendem a cair; se houver mais procura que oferta os preços tendem a subir. Essa lei é a essência da economia de mercado.

Socialismo:

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com