TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da Administração

Casos: Principios Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  3.538 Palavras (15 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 15

0 – Introdução

A compreensão do que representa hoje a administração, exige o conhecimento da contribuição cumulativa das várias teorias administrativas antecessoras e da época em que se inserem. A Administração por Objectivos que aqui será analisada e discutida, constituiu na década de cinquenta uma ideia inovadora na administração, que ainda hoje é amplamente utilizada. O foco nas tarefas e nas pessoas enfatizado nas teorias clássicas passou para os objectivos e respectivos resultados.

O conhecimento dos enfermeiros na área da administração é fundamental. Para além das várias funções do cuidar em enfermagem, o enfermeiro poderá desempenhar várias funções de gestão, como: distribuição e adequação de recursos materiais e humanos, definição de critérios de qualidade nos cuidados e adequação dos serviços às necessidades dos utentes. Pelos aspectos referidos torna-se pertinente para nós, futuros enfermeiros, a aquisição de conhecimentos no âmbito da administração.

O presente trabalho incide sobre a administração por objectivos e insere-se no plano de estudos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem, da Unidade Curricular de Princípios de Administração. Este tem como objectivos: caracterizar a Administração por Objectivos e reflectir sobre a sua aplicação à enfermagem.

Este trabalho encontra-se organizado em várias partes. Numa primeira parte é feita uma descrição dos antecedentes históricos da administração. Posteriormente, procura-se explicitar o percursor da Administração por Objectivos, à qual se segue a apresentação das características gerais da Administração por Objectivos e suas principais críticas. Após estas, demonstramos as possíveis aplicaçoes da Administração por Objectivos à enfermagem. Por fim, efectuamos uma reflexão pessoal do grupo acerca do tema.

A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho é essencialmente descritiva, exploratória e reflexiva. Baseou-se na discussão e reflexão em grupo e na pesquisa bibliográfica.

1 - Antecedentes Históricos da Administração

Num primeiro momento interessa, definir o conceito de administração. Segundo Chiavenato (1999), a administração pode ser definida como o processo de planear, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objectivos organizacionais.

O desenvolvimento de conhecimentos sobre a Administração, foi decorrendo de forma lenta até ao séc. XIX. No início do século XX, este corpo de conhecimentos aumentou significativamente, fruto da influência de inúmeros autores e organizações. A Administração teve a influência de vários filósofos, como Sócrates e Aristóteles, assim como dos físicos, Newton e Descartes. A organização eclesiástica assim como a militar, e os economistas clássicos liberais, também tiveram uma grande importância no desenvolvimento da administração. Contudo, a grande reviravolta ocorreu com a Revolução Industrial que provocou várias mudanças a nível económico, social, politico, industrial e tecnológico. Ocorreu a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e a transferência do centro dos negócios da agricultura para a indústria. Estas mudanças vieram trazer novas exigências em termos de eficácia e eficiência ao nível das organizações e contribuíram para o desenvolvimento da teoria administrativa. Frederick W. Taylor em 1903, escreveu o primeiro livro sobre a administração, pelo que foi considerado o “ pai da administração científica”. Seguiram o seu exemplo, vários outros autores que começaram a usar os seus métodos e a criar outros, na tentativa de aumentar a eficiência na indústria.

O desenvolvimento da teoria administrativa ao longo ao século XX ocorreu através de três etapas: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação. Numa breve abordagem, a era industrial clássica teve o seu início no final do século XIX, estendendo-se até 1950. Foi uma consequência directa da Revolução Industrial, em que o capital financeiro passou a ser a principal fonte de riqueza. A era industrial neoclássica ocorreu no período de 1950 a 1990, e “ (…) provocou a substituição dos antigos conceitos prescritivos e normativos anteriormente adoptados por conceitos descritivos e explicativos na teoria administrativa” (Chiavenato, 1999). “Peter Drucker foi o maior expoente neoclássico; (…)” (Chiavenato, 1999). De seguida será apresentada uma breve descrição dos contributos deste autor, uma vez que, é o percursor da Administração por Objectivos, o tema central deste trabalho.

2 - Percursor da Administração por Objectivos

A Administração por Objectivo foi introduzida por Peter Ferdinand Drucker em 1954, no seu livro “The practice of management”, considerada a sua obra-prima. Este novo conceito foi considerado um grande contributo para a ciência da administração, tendo marcado uma viragem no foco das práticas administrativas em relação às teorias clássicas. A ênfase deixa de ser no “como administrar”e “no fazer bem a tarefa” e passa ao “porque” ou “para que administrar”, ou seja, o foco da atenção passa a ser os resultados. Deste modo, as ideias de Drucker marcaram uma época e a história da administração, tendo ele por isso sido considerado o “pai da administração moderna”. Foi-lhe também atribuído a invenção da gestão como disciplina e a definição das funções do gestor moderno, bem como o esforço em tornar a gestão e os seus princípios numa disciplina prática e acessível à maioria das pessoas.

Drucker nasceu na Aústria em 1909 e faleceu em 2005 nos Estados Unidos da América. Durante a sua vida foi um homem de sete ofícios e deixou uma vasta bibliografia na área da administração, ambos fruto da influência de inúmeras culturas e experiências profissionais. Formou-se em Direito na Aústria e doutorou-se em Direito Público e Internacional na Alemanha. Pertenceu ao corpo Editorial do Frank Furter General Anzeiger. Na Inglaterra estudou economia e foi economista numa organização bancária internacional com sede em Londres. Foi economista nos Estados Unidos da América para um grupo de bancos e sociedades inglesas de investimento. Foi correspondente americano para um grupo de jornais ingleses e professor de politica e filosofia no Bennington College. Foi também presidente honorário da Drucker Foundation. Por todas estas contribuições foi considerado uma pessoa de suma importância na história da administração.

De seguida serão apresentadas as ideias principais da Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com