TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios De 80/20

Trabalho Universitário: Principios De 80/20. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

O Princípio de 80/20 ou também conhecido como Lei de Pareto é encontrado cotidianamente em situaçoes simples e complexas, da Teoria de Darwin até na organizaçao de uma empresa.

Em relação ao seu significado, é possível afirmar que em toda e qualquer situação alguns detalhes sao muito mais importantes do que todo o resto.

Há evidências que tal lei foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no século XIX, segundo ele: “80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, ou 80% da poluiçao é causada por 20% dos países...”. É importante ressaltar que esse padrão pode ser alterado, como neste caso: “Os Estados Unidos possuem 5% da populaçao mundial, porém sozinhos consomem 50% da maconha disponível em todo o mundo”. Em relação a este exemplo, seria uma proporção de 5/95 e 50/50.

Na proporçao 50/50, é considerado um “empate”, não é típico do mercado adotar essa proporção, pois nao consiste em equilibrio, mas sim em uma falsa ideia, pois alguns detalhes sempre são mais importantes do que a maioria dos outros.

Darwin, em sua teoria evolucionista afirma que apenas os mais fortes sobrevivem, partindo da ideia que os mais fortes são os mais aptos a tais condições ambientais quelhe foram impostas, certamente eles tiveram alguma mudança (detalhe) em relação aos outros, que pode ser explicado através do ambiente em que vivem, da forma em que vivem e principalmente, essa mudança desencadeou uma nova geraçao com ela, ou seja, uma proporção de 1/99 pode ter extinguido toda uma espécie.

A importância da evolução, nao está presente apenas na teoria da Seleção Natural, mas pode ser encontrada no ramo dos negócios também, de uma forma mais clara, a forma de se administrar uma empresa atualmente não é mais a mesma de 20 anos atrás, pois muitos “detalhes” já mudaram.

Sendo assim, utilizando o Princípio 80/20, pode- se afirmar que de 100 empresas que abrem num ano, cerca de 20 ainda estão atuando ate o final do mesmo, os motivos que a levam a falência podem ser vários, mas a má administraçao e falta de inovaçao no ramo estão presentes em quase todas as situações.

O Princípio 80/20 é uma constatação interessante até para os ramos pessoais, pois pode-se afirmar que 20% dos gastos correspondem a 80% do salário recebido, não é necessário que os padrões sejam sempre os mesmos, o que importa é entender que alguns detalhes podem ter muito mais importância do que outros em um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com