TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios De Correntealternada

Artigos Científicos: Principios De Correntealternada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

CORRENTE ALTERNADA

Corrente alternada ou AC é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente ao contrário da corrente contínua, DC, que tem direção bem definida e não varia com o tempo. Em um circuito de potência de corrente alternada a forma da onda mais utilizada é a onda senoidal, no entanto, ela pode se apresentar de outras formas como, por exemplo, a onda triangular e a onda quadrada.

Esse tipo de corrente surgiu com Nicola Tesla, que foi contratado para construir uma linha de transmissão entre duas cidades de Nova York. Naquela época, Thomas Edison tentou desacreditar Tesla de que isso daria certo, no entanto, o sistema que Tesla fez acabou sendo adotado. A partir de então a corrente elétrica em forma de corrente alternada passou a ser muito utilizada, sendo hoje aplicada na transmissão de energia elétrica que vai das companhias de energia elétrica até os centros residenciais e comerciais. A corrente alternada é a forma mais eficaz de transmissão de energia elétrica por longas distâncias, pois ela apresenta facilidade para ter o valor da sua tensão alterado por aparelhos denominados transformadores.

A corrente elétrica que recebemos em nossas residências é do tipo alternada. Essa espécie de corrente sofre inversão de sentido constantemente. No sistema brasileiro de transmissão de energia elétrica, ocorrem 120 inversões a cada segundo, ou seja, a corrente elétrica, a cada segundo, percorre o condutor 60 vezes num sentido e 60 vezes em sentido contrário.

Por isso, dizemos que a corrente elétrica no Brasil tem frequência de 60 Hz ou 60 ciclos por segundo. Alguns países, como o Japão, utilizam a frequência 50 Hz. Em razão dessas diversas inversões de sentido, que ocorrem a cada segundo em correntes alternadas, não podemos identificar, por exemplo, em uma tomada, qual dos polos é positivo ou negativo.

A figura abaixo nos mostra como varia a intensidade da corrente elétrica em função do tempo.

O alternador utilizado nos veículos é o responsável por gerar corrente elétrica, que alimenta os circuitos elétricos do carro, bem como recarrega a bateria que funciona no momento em que o automóvel não está funcionando. É bom lembrar que alternador é diferente de gerador. Embora sejam muito parecidos, possuem uma diferença básica: os alternadores geram correntes alternadas, enquanto os geradores (dínamos) geram corrente contínua.

Como é gerada a Corrente Alternada

A corrente alternada pode ser gerada de maneiras variadas. Uma dessas formas é submeter uma bobina (ou enrolamento de fio condutor) ao campo magnético de um ímã. Gira-se então a bobina nesse campo de forma que nas espiras da bobina ocorra mudanças no número de linhas de indução magnética (linhas de campo do ímã) que a atravessam. Assim, de acordo com a Lei de Faraday ocorrerá na bobina uma fem (força eletromotriz) induzida alternada e, consequentemente, se o circuito elétrico constituído pela bobina e a sua parte externa estiver fechado, ocorrerá uma corrente alternada. Acabo de descrever um gerador elétrico muito simples.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »