TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Da Administração Por Objetivos

Dissertações: Princípios Da Administração Por Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 4

Administração por Objetivo

.Conceito APO implica uma técnica sistemática de gerência. Forte ênfase, é colocada no planejamento e no controle.Técnica participativa de planejamento e avaliação, através da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários.Estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, num determinado período de tempo e em termos quantitativos, dimensionado as respectivas contribuições (metas).E acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo às correções necessárias.

Sete características principais para entender melhor a - Estabelecimento conjunto de objetivo entre o executivo e o seu superior:A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.2- Estabelecer objetivos para cada departamento: Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma: determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.3 - Interligação dos objetivos Departamentais: Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se apóiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.

Sete características principais

Elaborar planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle: Após a definição dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos táticos e os planos operacionais para alcançá-los. Como a APO enfatiza a quantificação a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compara-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.5- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos:É necessário uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:

Fixação dos objetivos globais da empresa;Elaboração do planejamento estratégico;Fixação dos objetivos departamentais para o ano;Elaboração do plano tático do departamento;Desdobramento do plano tático em planos operacionais;Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais;Revisão nos planos ou nos objetivos departamentais;Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais;

Participação atuante da chefia:

Há uma grande participação do superior, é centralizado.

Apoio intenso do staff: A implantação da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo “faça-o você mesmo” não é aconselhável em APO. Pois exige integração e coordenação de esforços.

Processo

Fases do Processo

1. Estabelecimento de metas e objetivos organizacionais: Objetivos desafiadores, justos e

consistentes são o ponto de partida para o ciclo da APO.

Os objetivos devem ser postos por escrito, para posterior acompanhamento.

2. Desenvolvimento do plano de ação: Alternativas de ação para os objetivos estabelecidos

participativamente, que conclui a fase do planejamento da APO.

3. Revisão periódica : Monitoramento do desempenho, por meio de reuniões entre o

gerente e seu pessoal, em intervalos de três, seis e nove meses, para a confirmação ou

reavaliação e mesmo alteração dos objetivos.

4. Avaliação de desempenho –verificação, após cada período de um ano de

estabelecimento das metas, do ponto de vista “ previsto x realizado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com