TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios De Gestão Ambiental E Política Ambiental

Monografias: Princípios De Gestão Ambiental E Política Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão ambiental é uma importante aliada de organizações que buscam um equilíbrio entre seus processos e os impactos ambienteis causados por eles, para isso, identificam os impactos ambientais para determinar o melhor meio de controlar e diminuir tais impactos (Campos, 2001).

Segundo a NBR ISO 14001 (ABNT, 2004ª), gestão ambiental é uma divisão da gestão global das organizações, que contempla atividades de planejamento, estrutura organizacional, responsabilidades, processos, praticas, procedimentos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar e manter a política ambiental.

A política ambiental na esfera privada nada mais é que uma forma de pacto escrito no qual as empresas elucidam seus princípios de respeito ao meio ambiente e suas contribuições para soluções de problemas ambientais. Trata-se de uma importante ferramenta para o sucesso de uma empresa, que em comunhão com o comprimento da lei, deseja firmar uma boa imagem (VALLE, 2004).

Para Seiffert (2007), através de políticas ambientais, condicionadas a definição de estratégia, ações, investimentos e providencias institucionais e jurídicas, pode-se assegurar a qualidade do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, e assim, assegurando o reconhecimento do meio ambiente, como patrimônio publico a ser resguardado com o uso racional dos recursos naturais.

1.2. Sustentabilidade

1.3. Responsabilidade para a conscientização social

1.4. Posicionamento da empresa – como se integrar na causa ambiental

Hoje existe uma relação muito mais profunda entre as empresas e o meio no qual ela atua, elas passaram a ter uma preocupação maior quanto a o meio ambiente e a sociedade, isto é resultado de uma mudança de visão que esta ocorrendo no pensamento da sociedade e migrando a ênfase do econômico para o social, dando maior valor a valores sociais como distribuição de renda mais justa, qualidade de vida, etc. (DONAIRE, 1999).

Para Andrade (2009) existe uma mudança de pensamento mecanicista para u

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »