TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Gerais Do Direito

Pesquisas Acadêmicas: Princípios Gerais Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

O que são os Princípios Gerais de Direito:

Princípios Gerais do Direito- são os princípios da cultura jurídica de todos os tempos. Esta expressão é muito discutida, porque há juristas que negam a existência destes princípios ou no máximo a admitem para o direito de um país. Outros acham que seriam os princípios do direito romano ou ainda do direito natural.

Em verdade há uma divergência na Doutrina, vez que tais princípios são identificados de acordo com o fundamento jurídico que esteja sendo estudado. Por essa razão temos doutrinadores que sustentam a existência dos Princípios Gerais de Direito:

1)no Direito Comum dos séculos passados;

2)no Direito Romano;

3)no Direito Natural;

4)nos princípios extraídos da própria ordem jurídica;

5)na Eqüidade.

A palavra princípio é utilizada quando se quer indicar o início, a origem, ou em outro sentido, o fundamento, a base.

No Direito, têm-se os princípios como um conjunto de ideias que atuam na criação e interpretação das normas.

Possuem a função de orientar os legisladores e operadores jurídicos na regulamentação das relações sociais e na aplicação das regras que integram o ordenamento jurídico de uma nação.

Eles surgem em alguns momentos históricos em que se percebe uma ideia em comum na sociedade. Essa ideia é aceita por todos, e assim passa a exercer influência na forma como se dá o convívio entre as pessoas. Também se originam do Direito Natural, sendo respeitados por todos diante da posição que assume no indivíduo desde o primeiro contato deste com a sociedade.

O Estado deve seguir os princípios que atuam na sociedade, para que assim possa haver compatibilidade entre as normas e o interesse público. Deve também descobrir quais juízos de valor fazem parte da consciência das pessoas, para que assim possa utilizá-los na elaboração das leis.

Alguns princípios estão expressos na Constituição Federal (por ex.: princípio da dignidade da pessoa humana, art. 1º, III) e em outras leis. Esses possuem maior importância no Direito, pois são normas positivadas, adquirindo as características de qualquer regra legal, ressaltando-se que os princípios têm sua participação notada em dois momentos. O primeiro é anterior ao instante em que a norma é positivada. O segundo ocorre após a entrada da norma no ordenamento jurídico.Os princípios constitucionais possuem maior relevância.

Os Princípios Gerais de Direito têm três funções:

a)Informadora, ou seja, servem de inspiração ao legislador e de fundamento para o ordenamento jurídico;

b)Normativa : Subsidiária e Concorrente

Função Normativa Subsidiária:

Possuem os princípios outra função que ajuda em casos onde a lei é omissa. Quando há conflitos sem uma norma específica a ser aplicada para sua solução, recorre o juiz a outros meios, dos quais os princípios gerais de direito fazem parte. Pelo fato de serem preceitos com conteúdo orientador, passam a valer sobre o caso como se norma fossem, criando efeitos jurídicos e solucionando-o. São chamados de princípios normativos subsidiários devido ao caráter recursal que possuem. Seu uso é expressamente permitido pela legislação, quando esta autoriza ao juiz recorrer à integração jurídica para preencher lacunas da lei (art. 4º, Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro; art. 8º, CLT; art. 126, CPC).

Função Normativa Concorrente:

Grande parte da doutrina compreende que os princípios gerais de direito podem atuar com pleno caráter normativo. Essa função permite que eles sejam utilizados na solução de casos mesmo havendo regra jurídica específica. Eles não são recursos para preencher lacunas da lei, e sim preceitos que irão determinar qual medida deverá o juiz tomar.

Os princípios possuem notável relevância, já que diferem de normas específicas pelo fato de serem gerais e significarem normas basilares, devido ao conteúdo expresso em seus termos. Isso não importa dizer que eles irão agir acima da lei, de forma autônoma. É preciso que haja o respeito à regra legal.

Quando uma lei tratar de certa matéria, de forma contrária a algum princípio de Direito conhecido, ela não perderá sua força, pois é resultado da ação do Poder Legislativo, e deve ser aplicada. O princípio irá atuar de forma equivalente ao sentido da lei. Os efeitos produzidos pela norma serão delimitados pelo princípio, pois este também deve ser levado em consideração na solução de um caso concreto. Daí falar-se em função normativa concorrente, pois ambos (princípios e leis) concorrem entre si no momento de decisão sobre qual medida deve ser efetuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com