TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Penais contemporâneos

Abstract: Princípios Penais contemporâneos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Abstract  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

PEREIRA, Luis Igor e SILVA. Princípios Penais. Salvador: jus Podivn, 2012

Princípios Penais contemporâneos

Apontamentos sobre os princípios penais contemporâneos

“O desenvolvimento da doutrina penal provocou a elaboração de diversos princípios contemporâneos, com o fim de aperfeiçoar a demarcação dos limites materiais do poder penal do Estado”. (p.257)

Principio da proibição da dupla punição

“... A dupla punição manifestada pela aplicação de “Penas” pela administração pública e pelas pessoas jurídicas... São sansões aplicadas para além dos limites do direito penal, como aquelas derivadas do poder punitivo do patrão nas fábricas, que são em regra mais discricionárias e devem ser declaradas inconstitucionais, por ser um poder punitivo discricionário que “Pode somar-se ao poder punitivo manifesto, que não leva em conta privações punitivas excluídas de seu âmbito discursivo”. (p.257)

”Na segunda hipótese, cuida-se de evitar a punição dupla de pessoas que sofreram abusos do Estado durante a investigação ou repressão do crime cometido”. (p.256)

“A terceira hipótese versa sobre o respeito ao multiculturalismo. É imprescindível a observância e o respeito as sansões e as soluções de conflitos existentes nos povos indígenas”. (p.256)

Princípios da Boa-fé e Pró Homine

“O principio da Boa-fé e Pró Homine, de acordo com o que foi consagrado ao Direito Internacional dos Direitos Humanos, é condensado ao direito penal por Eugênio Raul Zaffaroni... “.(p.258)

“Nesse sentido, o referido principio impede que as cláusulas garantidoras de direitos humanos sejam utilizadas pelos juristas para legitimar um Direito Penal sem garantias, com pretenso amparo constitucional e balizado pelos tratados internacionais”. (p.259)

Principios de Próscrisão da grosseira inidoneidade do poder punitivo, de proscrição da grosseira inidoneidade da criminalização e de limitação máxima da resposta condingente

“O Principio da Próscrisão da grosseira inidoneidade do poder punitivo determina a inconstitucionalidade das leis penais sempre que o modelo punitivo não for adequado para solucionar ou abrandar o conflito social que ensejou a elaboração da norma”.(p. 260)

“Por sua vez, o principio de próscrisão da grosseira inidoneidade da criminalização é enunciado que se atenda para o fato de que a criminalização não pode ser utilizada arbitrariamente e de forma desmedida...”.(p. 260)

“Por ultimo, o Principio de limitação máxima da resposta condingente determina extrema atenção e cuidado das agências jurídicas para conter ao máximo as leis editadas “Sem amplo debate, consulta e elaboração responsável, sob o impacto emocional de um fato notório ou em consequência de reclamos das agências publicitárias do sistema penal” . (p.260)

Principio da Superioridade Ética do estado

“O principio da superioridade ética do estado determina que as agências jurídicas não tolerem que o estado de direito se degrade e deteriore a sua superioridade ética, devendo rechaçar formas de exercício do poder punitivo inquisitoriais e a margem de toda a ética”.(p. 260)

Principio do saneamento genealógico

“Nessa trilha, o principio do saneamento genealógico orienta as agências jurídicas no sentido de afastar os tipos penais cuja genealogia contenha componentes ideológicos antidemocráticos, autoritários, preconceituosos ou racistas”. (p.261)

Principio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com